Cerimônia de inauguração da maior instalação de armazenamento de energia da Alemanha em Förderstedt!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A cerimónia de inauguração da maior instalação de armazenamento de energia da Alemanha teve lugar no distrito de Salzland. Isto fortalece as energias renováveis.

Im Salzlandkreis wurde der Spatenstich für den größten deutschen Energiespeicher gesetzt. Dies stärkt die Erneuerbaren Energien.
A cerimónia de inauguração da maior instalação de armazenamento de energia da Alemanha teve lugar no distrito de Salzland. Isto fortalece as energias renováveis.

Cerimônia de inauguração da maior instalação de armazenamento de energia da Alemanha em Förderstedt!

No dia 5 de novembro de 2025, foi realizada em Förderstedt, no distrito de Salzland, a cerimônia de inauguração da maior instalação de armazenamento de energia em construção na Alemanha. As energias renováveis ​​estão a tornar-se cada vez mais importantes no nosso fornecimento de eletricidade e, com projetos como este, o futuro do fornecimento independente de energia está a tornar-se um pouco mais tangível. Alto Cliques de Magdeburgo Desde os últimos desenvolvimentos, é ainda mais importante ter armazenamento de energia que não só cubra a procura, mas também garanta um fornecimento de energia fiável.

A empresa ECO STOR planeia construir uma instalação de armazenamento de energia com uma impressionante produção de 300 megawatts e uma capacidade de armazenamento de mais de 716 megawatts-hora. O Ministro da Energia, Prof. Armin Willingmann, explica como os grandes sistemas de armazenamento de energia são centrais para a segurança e sustentabilidade do nosso sistema energético. Esses sistemas de armazenamento ajudam a absorver o excesso de produção durante períodos de alta geração e a alimentar de forma flexível as necessidades de eletricidade na rede.

Potencial de recursos regionais

Outro elemento importante nesta transição energética são os valiosos depósitos de lítio na Saxónia-Anhalt. Alto Fotovoltaica.info Até 43 milhões de toneladas de lítio estão armazenadas no solo da região de Altmark, o que poderia tornar esta região um centro potencial para toda a cadeia de valor da tecnologia de baterias. O lítio é o principal componente das baterias de íon-lítio, essenciais não apenas para a eletromobilidade, mas também para o armazenamento de energia.

Esta descoberta pode não só reduzir a dependência das importações de países como a China, mas também fortalecer significativamente a economia nacional. As previsões falam de um possível valor acrescentado bruto de cerca de 6,4 mil milhões de euros até 2042, o que poderá também criar numerosos empregos qualificados nas indústrias mineira e de baterias.

Aumento através do armazenamento de energia

Nos últimos anos, a Saxónia-Anhalt registou progressos notáveis ​​na construção de instalações de armazenamento. Os números falam por si: as unidades de armazenamento doméstico aumentaram de 26.271 em 2023 para 48.156 em setembro de 2025 – um aumento de cerca de 84 por cento. O armazenamento comercial também aumentou de 154 para 324, enquanto o número de grandes armazenamentos aumentou para 13. Esses desenvolvimentos são barulhentos Cliques de Magdeburgo de enorme importância para a tarefa de alcançar as metas climáticas.

O Ministério da Energia também está a trabalhar numa estratégia abrangente de armazenamento, que deverá ser apresentada na primavera de 2026. O objetivo desta estratégia é promover a expansão baseada nas necessidades de sistemas de armazenamento em grande escala e aumentar a aceitação das novas tecnologias.

Globalmente, a Saxónia-Anhalt, com os seus enormes recursos de lítio e o desenvolvimento contínuo de tecnologias de armazenamento de energia, tem potencial para desempenhar um papel pioneiro na transição energética alemã. A interacção bem sucedida entre a investigação, a indústria e a política será crucial para enfrentar os desafios futuros do aprovisionamento energético.