Bärbel Hornemann é a nova guardiã do monumento de Stendal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bärbel Hornemann é a nova curadora local em Stendal, está comprometida com a proteção de monumentos e segue o Dr. Volker Stephan.

Bärbel Hornemann ist die neue Ortskuratorin in Stendal, engagiert sich für den Denkmalschutz und folgt Dr. Volker Stephan.
Bärbel Hornemann é a nova curadora local em Stendal, está comprometida com a proteção de monumentos e segue o Dr. Volker Stephan.

Bärbel Hornemann é a nova guardiã do monumento de Stendal!

Há um novo vento na proteção de monumentos em Stendal! Bärbel Hornemann foi nomeada representante da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos (DSD) e traz consigo uma vasta experiência. O comprometido graduado em engenharia civil segue o Dr. Volker Stephan, que chefiou o conselho de administração local até agosto de 2023. Desta forma, o DSD, que celebra este ano o seu 40º aniversário, reforça o seu importante papel na preservação dos monumentos culturais na Alemanha.

Bärbel Hornemann é uma verdadeira defensora da preservação de monumentos na sua cidade. Ela trabalhou na administração municipal de Stendal por quase três décadas, mais recentemente na supervisão de construção e na autoridade inferior de proteção de monumentos. Seu compromisso também se reflete em sua presidência de longa data da associação de apoio Glocken St. Marien Stendal e. V. e como membro nomeado da Academia Alemã de Desenvolvimento Urbano e Planejamento Regional (DASL). Após sua aposentadoria, ela se ofereceu para guiar a cidade e documentar a arte da RDA em espaços públicos em Stendal.

Crescimento e engajamento por meio de curadores de sites

O DSD orgulha-se dos mais de 85 curadores locais que atuam em todo o país e estão comprometidos com a preservação de mais de 7.500 monumentos. Esta notável organização destinou mais de 750 milhões de euros para apoiar a preservação de monumentos desde a sua fundação em 1985. Na Saxónia-Anhalt, mais de 660 monumentos foram financiados com mais de 104,3 milhões de euros. Esta tradição de compromisso e apoio financeiro garante que muitos tesouros culturais sejam preservados e que as gerações futuras também possam beneficiar deles.

Hornemann não só tem paixão pela proteção de monumentos, mas também tem planos concretos para o seu conselho de administração local. Sua função como curadora local é inicialmente limitada a três anos, mas é possível uma prorrogação, o que oferece a oportunidade de formar sua própria equipe de membros e desenvolver projetos direcionados.

Uma olhada na estrutura do DSD

Com um volume de negócios superior a 62 milhões de euros em 2023 e um capital inicial de 170 milhões de euros, o DSD tornou-se uma das maiores organizações privadas de preservação de monumentos na Alemanha. Sob o lema “Construímos a partir da cultura”, a fundação não só fornece apoio financeiro, mas também transmite conhecimentos sobre a preservação de monumentos. Com programas como o “monumento activo – o património cultural faz escola” e eventos regulares como o “Dia do Monumento Aberto”, o DSD sensibiliza a população em geral para a protecção dos monumentos.

Além disso, o DSD aposta em abordagens inovadoras, como as cabanas de construção juvenil, nas quais os jovens podem adquirir conhecimentos práticos e teóricos na preservação de monumentos. Estas iniciativas não só contribuem para a educação dos jovens, mas também promovem o interesse pelos locais históricos. Em 2025, outro importante projeto será lançado: a publicação do “Livro Negro da Preservação de Monumentos”, que apontará perdas e ameaças na paisagem monumental.

O compromisso de Bärbel Hornemann e do DSD com a protecção dos monumentos é um sinal forte num momento em que o património cultural é mais necessário do que nunca. Resta esperar que o seu trabalho dê frutos e que os monumentos em Stendal e além continuem a ser preservados.

Para mais informações você pode visitar o site oficial Fundação Alemã de Proteção de Monumentos bem como sobre o tema postura e para Fundação Alemã de Proteção de Monumentos visita.