Fim de semana de vacinação na Saxônia-Anhalt: apenas quatro farmácias participam!
Vacinação contra gripe e COVID-19 em Stendal: Apenas quatro farmácias participam da “Longa Noite de Vacinação”.

Fim de semana de vacinação na Saxônia-Anhalt: apenas quatro farmácias participam!
Hoje, 8 de outubro de 2025, muitas farmácias na Alemanha iniciam a temporada de vacinação, não só para a gripe, mas também para a COVID-19. Embora a “Longa Noite de Vacinação” anunciada em todo o país esteja causando grandes repercussões em vários estados federais, a situação na Saxônia-Anhalt parece um pouco diferente. Apenas quatro farmácias participam nesta campanha. Para ser mais preciso, trata-se de farmácias em Halle, Merseburg e Stendal, bem como stern.de.
“Neste país, a vacinação nas farmácias desempenha um papel relativamente menor”, diz Mathias Arnold, presidente da associação estadual de farmacêuticos. A maioria da população prefere a via tradicional através do médico de família. Na verdade, a Saxónia-Anhalt está à frente com uma taxa de vacinação contra a gripe de 54,9 por cento, o que significa, no entanto, que muitos que querem ser vacinados já o fizeram. Essa alta taxa de vacinação também retarda a oferta nas farmácias. Você não só precisa de um espaço dedicado para vacinações, mas também de planejar a equipe, embora a demanda continue administrável.
Baixa demanda e altas taxas de vacinação
Em comparação com outros estados federais, cerca de 90 por cento das farmácias na Saxónia-Anhalt possuem as qualificações adicionais necessárias para vacinações, mas a procura permanece relativamente baixa. Em 2024/2025, apenas cerca de 122 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe e 80 mil contra a COVID-19 nas farmácias. Estes números vão contra a vontade de muitos cidadãos. Uma pesquisa atual da Forsa mostra que 46% dos entrevistados poderiam imaginar ser vacinados em farmácias. Entre aqueles com menos de 30 anos, o número chega a 59 por cento, como afirma lav-san.de.
O objectivo da “Longa Noite de Vacinação” é claro: as taxas de vacinação devem ser aumentadas e as lacunas na protecção devem ser colmatadas. Um quadro semelhante pode ser visto em outros estados federais. Na Saxónia, por exemplo, a campanha é apoiada por apenas algumas farmácias, com a participação de cinco farmácias em cidades como Leipzig e Dresden, como relata volksstimme.de. O apelo à participação também vem da ministra da Saúde, Petra Köpping, que sublinha que a gripe não é uma constipação inofensiva e que a vacinação definitivamente faz sentido.
Olhando para os próximos passos
A vacinação nas farmácias ainda precisa ser estabelecida, especialmente em estados federais como a Saxônia-Anhalt. A Associação de Farmacêuticos Saxões está a planear melhorias e mais participação nas campanhas de vacinação para o próximo ano. Entretanto, resta esperar que a iniciativa cause a impressão desejada e que mais pessoas procurem as farmácias para se vacinarem contra a gripe e a COVID-19 - mesmo fora do horário normal de funcionamento. Desta forma, cada indivíduo poderia contribuir para proteger melhor a comunidade contra infecções.