Milhões em prejuízos devido à fixação de preços: empresas de construção de estradas em foco!
No distrito de Stendal, a Saxónia-Anhalt está a examinar pedidos de indemnização no valor de milhões contra empresas de construção de estradas devido à fixação de preços.

Milhões em prejuízos devido à fixação de preços: empresas de construção de estradas em foco!
Na Saxónia-Anhalt, várias empresas de construção rodoviária são suspeitas de terem participado em práticas anticoncorrenciais. Relatórios de estrela revelam que essas empresas dividiam contratos entre si. Estas maquinações poderiam ter causado imensos danos financeiros ao país, razão pela qual estão agora a ser examinados pedidos de indemnização no valor de milhões de euros.
O distrito de Stendal já fez exigências específicas a duas das empresas afetadas. De acordo com uma resposta do governo estadual a um pedido do político do Partido Verde, Olaf Meister, a autoridade estadual de construção de estradas da Saxônia-Anhalt também está tomando medidas e examinando possíveis pedidos de indenização. O montante exato destas reclamações ainda não pode ser quantificado, mas o Estado adjudicou um total de 15 contratos com três empresas num valor total de cerca de quatro milhões de euros.
Acordos ocultos descobertos
Em maio, o Gabinete Federal de Cartel impôs pesadas multas de 10,5 milhões de euros a sete empresas de reparação rodoviária. Eles negociaram pedidos entre si durante um longo período de tempo e concordaram quem receberia quais pedidos. Antes das licitações, foram feitos acordos claros para repassar os pedidos entre si.
Olaf Meister apela agora a um exame cuidadoso das hipóteses de sucesso dos pedidos de indemnização: “Temos de olhar atentamente para os casos individuais para avaliar as hipóteses de um processo judicial”, disse o político Verde. Isto significa que a indústria enfrenta um enorme desafio porque a pressão pública é considerável.
O negócio de concreto continua forte
A faixa de preço do concreto pré-moldado varia de acordo com o grau: Fc. 200 custa cerca de 2.100 pesos por metro cúbico, enquanto Fc é estruturalmente utilizável. 250 são 2.200 pesos por metro cúbico. A empresa também oferece condições especiais para arquitetos para grandes encomendas, o que lhes confere uma vantagem no mercado.
Embora estejam pendentes esclarecimentos jurídicos na Saxónia-Anhalt, o negócio do betão continua a desenvolver-se esplendidamente noutras regiões. As empresas de construção de estradas, por outro lado, têm de enfrentar o seu destino legal e esperar uma possível reabilitação.