Greve policial: Três chamadores de choque são presos em Dessau!
A polícia de Dessau-Roßlau está tomando medidas contra netos fraudadores em Wittenberg: três suspeitos sob custódia, danos superiores a 73.000 euros.

Greve policial: Três chamadores de choque são presos em Dessau!
A onda de crimes que atravessa as linhas telefónicas alemãs foi recentemente alvo de uma operação policial bem sucedida. O grupo de investigação “Aprum” da esquadra de polícia de Dessau-Roßlau lançou um ataque contra os chamados chamadores de choque. Três suspeitos, incluindo uma mulher de 27 anos e dois homens de 22 e 27 anos, estão agora sob custódia depois de terem sido responsabilizados por pelo menos 13 tentativas de fraude. Um total de mais de 73 mil euros foram roubados, relata MZ.
A investigação revelou que seis das ligações de choque foram bem-sucedidas. Dois dos feitos realizados ocorreram em Dessau-Roßlau e Wittenberg. O caso de uma mulher de 89 anos de Dessau que foi enganada em 7.000 euros é particularmente chocante. Os fraudadores fingiram que sua filha havia sido presa. No caso de Wittenberg, após cerca de dez chamadas, um casal entregou uma quantia de cinco dígitos a uma pessoa desconhecida que se passou por agente da polícia.
Golpes de fraudadores
Chamadas de choque são um golpe comum em que quem liga finge ser parente ou policial. O objetivo deles é pressionar os chamados e fazer com que entreguem dinheiro ou objetos de valor. Afirma-se frequentemente que um acidente de trânsito requer fundos imediatos para tratamento que só podem ser pagos em dinheiro. “A sua neta sofreu um acidente de carro e está em coma. São necessários 50.000 euros”, dizia uma das chamadas assustadoras. BR notas.
A polícia deixa claro que o grupo-alvo são principalmente pessoas idosas que se sentem inseguras em situações tão assustadoras. Muitas vezes, as vítimas só reconhecem a fraude tarde demais. Os fraudadores são particularmente activos na Baviera, onde os danos totais causados pela fraude nos call centers em 2023 são estimados em impressionantes 26,3 milhões de euros, o que corresponde a mais de um quinto dos danos a nível nacional.
Medidas de prevenção
Para combater estas fraudes, a polícia lançou diversas medidas preventivas. Isso inclui treinamento para funcionários do banco e alertas especiais para conscientizar a população. Existem algumas regras simples a seguir: Se não tiver certeza, entre em contato com a polícia pelo número 110 e nunca discuta informações pessoais ou financeiras por telefone. Envolver alguém em quem você confia também pode ser extremamente útil em tais situações polizei-beratung.de fora.
A última detenção mostra que a polícia continua a tomar medidas enérgicas contra tais tentativas de fraude. No entanto, continua a ser importante que as pessoas afetadas e os seus familiares permaneçam vigilantes e se informem sobre estas fraudes. Se você estiver informado e bem preparado, estará sempre um passo à frente dos fraudadores!