A Vodafone apresenta alterações em HD para os canais ZDF em novembro!
A Vodafone alterna cinco canais ZDF para HD a partir de novembro de 2025. Descubra o que isso significa para os espectadores.

A Vodafone apresenta alterações em HD para os canais ZDF em novembro!
No mundo da mídia em movimento de hoje, a Vodafone decidiu revisar suas ofertas de TV. Em 18 de novembro de 2025, a empresa, a maior operadora de rede a cabo da Alemanha com mais de 8 milhões de clientes de TV, irá irradiar apenas cinco estações ZDF em qualidade HD. Estes incluem ZDF, ZDFNEO, ZDFINFO, 3SAT e KIKA. Essa alteração é ao mesmo tempo com o desligamento SD dos transmissores ZDF via satélite, conforme relatado Vodafone.
A tendência é clara: quase todos os clientes da Vodafone Cable TV agora usam dispositivos habilitados para HD. Apenas 2% dos clientes a cabo ainda dependem apenas de SD. Desde o início de 2025, os programas ARD, o primeiro e todos os terceiros programas, só estão disponíveis em HD. Esse desenvolvimento também pode ser visto na melhoria contínua da qualidade da TV nas famílias alemãs. Para clientes que ainda usam um receptor de mais de 12 anos de Kabel Deutschland ou UnityMedia, no entanto, é hora de uma atualização.
O que a mudança significa para o público?
A partir de 7 de outubro de 2025, a Vodafone exibirá ticker tapes nos canais afetados para informar os clientes. Como regra, os espectadores com dispositivos de recepção compatíveis com HD não deveriam ter que realizar nenhuma ação. Porém, para quem ainda possui aparelhos mais antigos, é recomendado investir em um receptor HD. O operador de rede Vodafone recomenda a utilização de receptores com ligação Scart para garantir uma utilização tranquila. Os preços dos novos receptores HD rondam os 30 a 50 euros.
Outro motivo para a mudança para HD é a melhoria da infraestrutura de rede a cabo. Com a mudança, são lançadas frequências valiosas, que também podem ser usadas para melhores ofertas de banda larga. Por fim, isso não apenas beneficia o cliente de televisão, mas também os usuários da Internet que podem se beneficiar de taxas de dados mais altas. Além disso, é introduzido o padrão Nordig-LCN, que permite o reconhecimento e armazenamento automáticos do transmissor.
O futuro cenário televisivo
O desenvolvimento continua: a partir de 2025, a transmissão dos canais públicos de televisão será definida em qualidade padrão. Já em 2017, a mudança ocorreu na televisão da antena (DVB-T2 HD). Para muitas famílias, uma simples pesquisa em estação é suficiente, desde que as televisões não tivessem mais de 10 a 12 anos, já que muitos modelos modernos já possuem um receptor HD integrado. Por outro lado, se você ainda usar uma TV de tubo, poderá continuar operando se o receptor tiver uma conexão SCART.
Para se manter atualizado no futuro, é aconselhável verificar seus próprios dispositivos e possivelmente investir em novas tecnologias. A próxima etapa da revolução da mídia está chegando e, com as devidas precauções, os telespectadores estarão bem equipados para desfrutar plenamente das novas ofertas em HD.