Prêmio Ambiental Alemão: Honra ao pesquisador climático em Chemnitz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 26 de outubro de 2025, o Prêmio Ambiental Alemão será concedido à Prof. Sonia Seneviratne e à empresa ZINQ em Chemnitz.

Am 26. Oktober 2025 wird in Chemnitz der Deutsche Umweltpreis an Prof. Sonia Seneviratne und das Unternehmen ZINQ verliehen.
No dia 26 de outubro de 2025, o Prêmio Ambiental Alemão será concedido à Prof. Sonia Seneviratne e à empresa ZINQ em Chemnitz.

Prêmio Ambiental Alemão: Honra ao pesquisador climático em Chemnitz!

O Prémio Ambiental Alemão, um dos prémios ambientais mais valiosos da Europa, será entregue em Chemnitz no dia 26 de outubro de 2025. O evento, no qual o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier apresentará a homenagem, reúne personalidades e empresas de destaque que se destacaram na investigação climática e no desenvolvimento sustentável. Este ano, os vencedores podem contar com uma generosa soma de 500.000 euros, que irá para a investigadora suíça do clima, Professora Sonia Seneviratne, e para a empresa ZINQ da Renânia do Norte-Vestefália.

A professora Dra. Sonia Isabelle Seneviratne, que leciona como professora na ETH Zurique, está sendo homenageada por sua pesquisa abrangente sobre as interações entre a umidade do solo, as plantas e a atmosfera. As suas descobertas são cruciais para a compreensão da dinâmica terra-clima e a sua influência nas alterações climáticas. Demonstrou que a humidade do solo é uma variável chave no sistema climático que tem efeitos significativos sobre a temperatura e os fenómenos meteorológicos. Em particular, a falta de humidade do solo leva a temperaturas mais elevadas e a ondas de calor mais frequentes, como destaca Seneviratne no seu trabalho. Ela também atua como vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e deu uma contribuição significativa para o sexto relatório do IPCC.

Inovações da indústria

Mas a indústria também encontrou um forte representante na ZINQ. A empresa, liderada por Lars Baumgurtel e Dr. Birgitt Bendiek, é conhecida por seu processo de galvanização que economiza recursos, conhecido como “microzinco”. Este processo patenteado permite que a camada de zinco nas peças de aço seja reduzida em 80%, o que não só aumenta a eficiência do material, mas também reduz o consumo de energia. O ponto de fusão da liga de zinco-alumínio foi reduzido de 450 para 420 graus, o que levou a uma economia de cerca de 285.000 toneladas de emissões de CO₂ desde 2010. A ZINQ é, portanto, reconhecida como líder de mercado europeu na área de galvanização de peças e concentra-se em soluções sustentáveis ​​na indústria siderúrgica.

No seu trabalho, ambos os vencedores do prémio enfatizam a necessidade de avançar na investigação e inovação baseadas em factos, a fim de enfrentar os desafios da crise climática global. E não apenas no nosso próprio interesse, mas também no das gerações futuras.

Uma olhada nos premiados

  • Preisträgerin: Prof. Dr. Sonia Isabelle Seneviratne
  • Institution: ETH Zürich, Schweiz
  • Forschungsschwerpunkte: Bodenfeuchte, Vegetation und Atmosphäre
  • Preisträger: Lars Baumgürtel und Dr.-Ing. Birgitt Bendiek
  • Unternehmen: ZINQ, Gelsenkirchen
  • Innovationen: Mikrozink-Verfahren zur Reduktion von Zinkschichten

O Prémio Ambiental Alemão 2025 não é apenas um prémio, mas também um convite para adotar abordagens inovadoras à proteção climática. Por ocasião da cerimónia comemorativa do prémio, ficará mais uma vez claro qual o papel que a investigação e a indústria podem desempenhar na superação dos desafios das alterações climáticas. Fique atento aos desenvolvimentos que estes premiados certamente irão partilhar connosco no futuro.

Para mais informações você pode ler os relatórios de A voz do povo, DBU e Diálogo ambiental leia.