Ataque cibernético na Saxônia-Anhalt: hackers pró-russos paralisam portais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hackers pró-Rússia atacaram o portal estatal da Saxônia-Anhalt. Os ataques cibernéticos estão aumentando e contramedidas estão sendo planejadas.

Prorussische Hacker griffen Sachsen-Anhalts Landesportal an. Cyberangriffe nehmen zu, Maßnahmen zur Abwehr werden geplant.
Hackers pró-Rússia atacaram o portal estatal da Saxônia-Anhalt. Os ataques cibernéticos estão aumentando e contramedidas estão sendo planejadas.

Ataque cibernético na Saxônia-Anhalt: hackers pró-russos paralisam portais!

Na manhã de quinta-feira, a Saxônia-Anhalt sentiu o poder do crime cibernético: vários sites de ministérios estavam temporariamente indisponíveis. O motivo foi um ataque cibernético massivo realizado pelo grupo de hackers pró-Rússia “NoName057(16)”. Alto RND foi um ataque DDoS em que os servidores ficaram sobrecarregados com uma enxurrada de solicitações. Felizmente, as páginas afetadas foram rapidamente restauradas, embora houvesse pequenas limitações, especialmente na página de comunicados de imprensa, que foi o alvo central do ataque.

Por trás dos ataques está o aumento da atividade do NoName057(16), que intensificou os seus ataques DDoS contra organizações alemãs nas últimas semanas. Este grupo aparentemente também tem em vista alvos proeminentes na Alemanha, incluindo grandes empresas como o Bayerische Landesbank ou a BayWa AG e até várias cidades como Colónia e Düsseldorf. Os seus ataques parecem ser não apenas perturbações irritantes, mas possivelmente reacções politicamente motivadas aos actuais desenvolvimentos geopolíticos, tais como os planos do chanceler Friedrich Merz de enviar mísseis cruzadores Taurus para a Ucrânia. Revisão diária de segurança relatado.

Desenvolvimentos atuais em segurança cibernética

Mas e a segurança cibernética geral na Alemanha? O relatório do BSI sobre o estado da segurança informática mostra que existem tendências preocupantes: os cibercriminosos tornaram-se mais profissionais e utilizam tecnologias modernas para realizar os seus ataques. O número de ataques DDoS de grande volume aumentou no primeiro semestre de 2024, e não é sem razão que as vulnerabilidades críticas descobertas em sistemas como firewalls ou VPNs continuam a ser destacadas.

O governo estatal da Saxónia-Anhalt começou a utilizar novas tecnologias para detectar e defender-se contra tais ataques já em 2024. Foram activadas medidas de defesa seguras e está a ser considerado o bloqueio geográfico para excluir as áreas de onde provêm os ataques. Uma denúncia contra os agressores também está sendo discutida para enviar uma mensagem.

Nesta situação tensa, resta saber até que ponto serão eficazes as medidas para reforçar a resiliência cibernética. A colaboração entre fabricantes, operadores e consumidores é crucial para combater eficazmente a ameaça do cibercrime. A digitalização aumenta as superfícies de ataque e cria novos desafios. É claro: ainda temos muito trabalho pela frente!

Quellen: