Controles de fronteira em Görlitz: Os turistas de fertilizantes estão preocupados com os tempos de espera!

Görlitz informiert über drohende Grenzkontrollen nach Polen, tankende Pendler und die Auswirkungen auf den Verkehr am 3. Juli 2025.
Görlitz fornece informações sobre os controles de fronteira iminentes para a Polônia, alimentando os passageiros e os efeitos no tráfego em 3 de julho de 2025. (Symbolbild/NAG)

Controles de fronteira em Görlitz: Os turistas de fertilizantes estão preocupados com os tempos de espera!

Görlitz, Deutschland - Em Görlitz, o humor é tenso, e não apenas por causa do calor. No primeiro julho, as temperaturas na cidade, no rio Border e nos postos de gasolina, onde os motoristas da Alemanha geralmente se aventuram à Polônia para obter os preços dos combustíveis abaixo dos preços alemães. No entanto, os controles de fronteira iminentes podem complicar essas viagens e mudar os passeios populares dos tanques dos alemães para o país vizinho.

Anita também, uma nova Görlitzer, permanece otimista: ela não acredita que suas viagens a Zgorzelec sejam estendidas pelos controles no tempo. "A Polônia certamente está interessada no tráfego de fronteira suave", diz ela. Ulrich Kaiser, um empresário de Munique, por outro lado, vê mais cético: ele acha os controles irritantes e particularmente pensa nos motoristas de caminhão que geralmente estão extremamente sob pressão do tempo.

preocupação com longos tempos de espera

Outro Görlitzer, Wolfgang Hantusch, há muito tempo reabastece a Polônia, mas agora começa a pensar em alternativas. "Se eu tiver que temer mais tempos de espera, penso se posso não me esquivar pela República Tcheca", diz ele. Essas preocupações não são coincidência, porque os controles de fronteira foram estendidos repetidamente desde a introdução em outubro de 2023 e agora devem permanecer até dezembro de 2024, como

A base dessa medida está no combate ao crime de contrabando, o que significa que cerca de 920 pessoas foram presas desde o início dos controles. No entanto, muitas dessas prisões não afetam contrabandistas profissionais, mas geralmente membros da família ou cidadãos locais, o que torna a situação ainda mais complexa. Afinal, pesquisas de migração mostram que os grupos, que são vistos como contrabandistas, são frequentemente soltos e espontaneamente formados.

Efeitos sociais dos controles

A polícia federal realiza uma forma de "busca de véu" durante os controles, na qual apenas um grupo de entrada selecionado aleatoriamente -em -as pessoas são verificadas. Críticos como o membro de esquerda do Bundestag Clara Bünger acusam a polícia de aplicar critérios racistas. A situação para muitos refugiados se torna ainda mais dramática: eles precisam aceitar rotas inseguras para evitar os controles, o que leva a um aumento de cruzamentos de risco. Uma investigação mostrou que, na primeira metade de 2022, somente na fronteira 46 "posições" - ou seja, a rejeição de viagens irregularmente - foram documentadas.

Os desafios únicos com os quais Görlitz e Zgorzelec são confrontados, mantêm a discussão sobre segurança e direitos humanos vivos. Apesar dos controles crescentes, a cidade européia de Görlitz-Zgorzelec continua sendo um caldeirão de culturas, mas sob condições cada vez mais difíceis para muitas pessoas que desejam atravessar a fronteira.

Details
OrtGörlitz, Deutschland
Quellen