Novos filhotes no Zoológico de Görlitz: Onze leitões trazem alegria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O zoológico de Görlitz-Zgorzelec acolhe onze leitões da ameaçada raça suína Husum, de cor vermelha. Saiba mais sobre o sucesso reprodutivo e a importância desses animais.

Der Tierpark Görlitz-Zgorzelec begrüßt elf Ferkel der gefährdeten Rasse Rotbuntes Husumer Schwein. Erfahren Sie mehr über den Zuchterfolg und die Bedeutung dieser Tiere.
O zoológico de Görlitz-Zgorzelec acolhe onze leitões da ameaçada raça suína Husum, de cor vermelha. Saiba mais sobre o sucesso reprodutivo e a importância desses animais.

Novos filhotes no Zoológico de Görlitz: Onze leitões trazem alegria!

Ontem houve dois motivos para estar feliz no Zoológico de Conservação da Natureza de Görlitz-Zgorzelec. Desta vez, os amantes dos animais podem esperar “onze leitões alegres” que viram a luz do dia. A mãe orgulhosa é a ainda jovem porca Husum de cor vermelha, Mamma Alva, que domina imediatamente o papel de mãe com a sua força (quase) juvenil. A inspetora do zoológico Steffi Späthe elogia a nova mãe e os porquinhos animados, que criam uma ótima atmosfera com seus guinchos felizes.

Isto enriquece novamente a família em Görlitz; A irmã de Alva, Hedda, também tem novidades: ela também está grávida. Esta espécie, o porco Husum de cor vermelha, não é apenas conhecida pela sua aparência encantadora, mas também tem uma história profundamente enraizada. Originalmente usada pelos dinamarqueses na Frísia do Norte como símbolo secreto para a sua bandeira vermelha e branca, a raça quase desapareceu da face da terra na década de 1960, mas foi redescoberta na década de 1980 graças a criadores dedicados. O grupo de interesse Rotbuntes Husumer Pig está ativamente comprometido com a preservação e criação de raça pura desta histórica raça de animais de fazenda relata MDR.

Porcos Husum de cor vermelha como parte da herança

A importância dos porcos Red Holstein Husum vai além do zoológico e é vista como parte de um todo maior. As antigas raças de gado estão atualmente sob pressão. Ano após ano, a Sociedade para a Preservação de Raças de Animais Domésticos Antigos e Ameaçados (GEH) destaca a ameaça a todos aqueles que são marginalizados na agricultura moderna. Das 81 raças de gado nativas da Alemanha, incluindo cavalos, bovinos e ovinos, mais de dois terços são consideradas ameaçadas de extinção o Conselho Agrícola Alemão observou.

A ameaça resulta frequentemente da racionalização e da especialização na agricultura, onde raças antigas e versáteis são frequentemente prejudicadas sem pressão competitiva. Estes animais não são apenas animais atrativos, mas também recursos genéticos potenciais que são adaptados às condições específicas do local e às condições climáticas. O GEH registou mais de 100 raças pecuárias na sua Lista Vermelha, com os níveis de risco baseados num indicador de risco que tem em conta vários factores de risco.

Dicas para apoiar raças vulneráveis

Existem inúmeras maneiras pelas quais os consumidores podem apoiar raças ameaçadas de extinção. Seja comprando seus produtos ou assumindo patrocínios – todos podem contribuir ativamente! Um exemplo do sucesso destas iniciativas é o colorido porco Bentheimer, que conta hoje com uma notável população de 572 porcas e 162 varrascos. O Gelbvieh foi eleito a Raça Pecuária Ameaçada do Ano em 2025, uma medida para chamar a atenção para essas raças importantes de acordo com o relatório do Conselho Agrícola Alemão.

As notícias positivas de Görlitz são um motivo para mantermos a cabeça erguida sobre esses temas. Estes leitões e os esforços para preservar raças antigas são uma parte viva da nossa cultura e um belo lembrete da importância de preservar estes tesouros. Talvez nos felizes leitões de Görlitz não encontremos apenas a alegria animal, mas também a inspiração para fazer um pouco mais para preservar as nossas espécies animais locais.