Consagração do padre na Alemanha: baixa e crise da fé!
Consagração do padre na Alemanha: baixa e crise da fé!
Görlitz, Deutschland - A situação das profissões sacerdotais na Alemanha é preocupante. O bispo Wolfgang Ipolt enfatiza que o número de sacerdotes consagrados atingiu uma baixa histórica. Em 2024, apenas 29 homens foram consagrados aos padres, um desenvolvimento que ele interpretou como um reflexo da fé minguida na Alemanha. "As profissões sacerdotais precisam ser incentivadas em vez de simplesmente esperar -lhes", diz Ipolt, que enfatiza que existem cada vez menos células religiosas e animadas das quais essas chamadas podem surgir. Em 2019, o Papa Francisco já falou de uma "erosão" de fé no país. Também existem fatores demográficos, como nascimentos e o envelhecimento da população. Esses desafios contribuem para a situação dramática.
Janzen, presidente da Conferência do Seminário Alemão e um candidato ao padre, vê a crise da fé como uma principal causa da falta de sacerdotes e crenças. Segundo Janzen, o declínio dos crentes impede o surgimento de jovens sacerdotes. No entanto, o celibato, que é um obstáculo para muitos jovens, é aceito e pode ser vivido por convicção.
Uma estatística questionável
Os números são alarmantes: o número de consagrações diminui continuamente desde 1962. Em 1962, 557 novos sacerdotes foram consagrados, um valor que foi travado anualmente desde 2008. Nos últimos anos, o número de novas entradas para os seminários do Diocesan foi o que há mais do que o seminários duplos - em vários anos. Esse desenvolvimento deixa claro que muito esteve na ARGE nas últimas décadas.
Com o objetivo do estudo do padre, publicado pela Conferência dos Bispos Alemãs em 2024, pode -se ver que famílias numerosas têm um impacto positivo na probabilidade de profissões sacerdotais. "Confrontar os padres profissionalmente com a questão da fé continua sendo um desafio", diz o Prof. Dr. Matthias Sellmann, diretor do Zap: Bochum. A pesquisa de 847 candidatos a sacerdotes entre 2010 e 2021 mostrou que a maturidade humana e a capacidade de agir na estrutura social complexa são aspectos centrais para um chamado bem -sucedido.
Uma chamada para oração
O bispo Ipolt fala por uma atitude positiva em relação a um chamado e enfatiza a importância da oração para os jovens em relação ao seu chamado. Ele promete sucesso se eles leiam regularmente o evangelho e mantenham a prática da fé. Atualmente, existem outros dois candidatos a padres em sua própria diocese. Uma paróquia animada, como os de Witichenau, mostra como os fatores sociais e uma prática litúrgica ativa podem contribuir para o surgimento de chamadas. Várias profissões sacerdotais se desenvolveram lá contra a tendência.
Em última análise, é um processo constante de apoio e apoio que a Igreja precisa iniciar. "Há algo" para incentivar os jovens a encontrar o caminho para o serviço sacerdotal. A oração por apelações é indispensável. O Bishop Ipolt seguiu esse caminho há 46 anos e não se arrependeu até hoje.Para mais informações sobre os desenvolvimentos da profissão sacerdotal na Alemanha, nos referimos aos relatórios de catholicnewsagency.com e dbk.de
Details | |
---|---|
Ort | Görlitz, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)