DBF admite erro do VAR: o Bayern terá que repetir em breve contra o Leipzig?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

DFB admite erros de VAR no jogo entre Bayern e Leipzig: cancelamento de gol levanta dúvidas e pode gerar protestos.

DFB gesteht VAR-Fehler im Spiel Bayern gegen Leipzig ein: Annullierung eines Tores wirft Fragen auf und könnte Protest nach sich ziehen.
DFB admite erros de VAR no jogo entre Bayern e Leipzig: cancelamento de gol levanta dúvidas e pode gerar protestos.

DBF admite erro do VAR: o Bayern terá que repetir em breve contra o Leipzig?

O FC Bayern de Munique chamou a atenção no fim de semana passado com uma brilhante vitória por 6 a 0 sobre o RB Leipzig na estreia da Bundesliga. No entanto, a grande vitória foi ofuscada por um incidente polêmico. Um gol do atacante do Leipzig, Antonio Nusa, aos 64 minutos, foi anulado após análise minuciosa do assistente de vídeo (VAR). Houve uma reviravolta explosiva aqui que forneceu muito material para discussão.

O polêmico gol foi anulado depois que Joshua Kimmich protestou ruidosamente contra a decisão. O árbitro Florian Badstübner consultou então o VAR, o que resultou na anulação do gol para o Leipzig. Manuel Gräfe, antigo árbitro da Bundesliga, criticou esta intervenção e explicou que a verificação do livre que antecedeu o golo não fazia parte das funções do VAR. A cobrança de falta de Castello Lukeba não foi cobrada corretamente porque a bola não foi jogada, apenas driblada, o que resultou no cartão amarelo para Kimmich.

DSB admite erros

A Federação Alemã de Futebol (DFB) admitiu agora que a decisão que anulou o golo não estava de acordo com as regras [focus.de]. Alex Feuerherdt, porta-voz da arbitragem da DFB, confirmou que os árbitros posteriormente solicitaram o VAR por causa dos protestos de Kimmich. No entanto, esta abordagem estava incorreta. Gräfe também levanta preocupações sobre uma possível objeção de Leipzig, embora esteja bastante cético quanto à possibilidade de Leipzig ousar dar este passo.

Não há consequências previstas na legislação desportiva para o próprio Bayern. De acordo com as regras da DFB, o resultado de um jogo será contabilizado mesmo que tenham sido tomadas decisões ilegais durante uma análise de vídeo. Uma objeção do Leipzig que pudesse questionar o resultado do jogo não mudaria o resultado.

O que vem a seguir?

A situação levanta questões sobre como tais decisões controversas deverão ser tratadas no futuro. Gräfe disse que não era produtivo para os advogados decidirem sobre decisões desportivas. Embora as consequências deste incidente estejam a causar debate, resta saber como o RB Leipzig reagirá à anulação do golo. No entanto, até o momento não houve nenhuma confirmação oficial de protesto contra a classificação do jogo.

A comunicação e as decisões em torno do VAR continuam a levantar questões e são de grande importância não só para os clubes afetados, mas também para os espectadores. A burocracia da DFB é, portanto, responsável por trazer clareza à situação confusa e fortalecer o foco na justiça no jogo.

Quellen: