O artista de Leipzig, Frank Ruddigkeit, morreu aos 85 anos de idade
O artista de Leipzig, Frank Ruddigkeit, morreu aos 85 anos de idade
Leipzig, Deutschland - Frank Ruddigkeit, um excelente artista da escola de Leipzig, morreu aos 85 anos. Isso foi confirmado por sua família para a cultura MDR. Ruddness deixa um legado significativo no cenário artístico de Leipzig, onde ficou conhecido como desenhista, escultor e pintor. Em particular, seu alívio de Marx, que foi ligado ao antigo edifício reitorado da Universidade de Leipzig em outubro de 1974, é um testemunho impressionante de seu trabalho e seu tempo.
Ruddity nasceu em Grenzberg em 1939, no então distrito da Prússia Oriental de Elchniederung. Sua infância foi moldada pela turbulência da Segunda Guerra Mundial, que terminou com uma fuga de quase quatro anos da Prússia Oriental. Depois de escapar, ele morava temporariamente em uma propriedade russa onde trabalhava agricultura e ganhou dinheiro com canto. Em 1948, a família encontrou uma nova casa em Engelsdorf, perto de Leipzig.
Desenvolvimento e influência artística
Seu treinamento artístico começou a Ruddness na Universidade de Graphics e Book Art em Leipzig, onde estudou pintura e gráficos de 1956 a 1962. Ele pertencia à segunda geração de artistas que foram treinados nessa instituição de renome e nunca se sentiu comprometido com uma certa escola artística. Já em 1965, Ruddness apresentou seu trabalho na 7ª Exposição de Arte de Leipzig e rapidamente fez seu nome.
O Karl-Marx-Relief, que Ruddness e Klaus Schwabe e Rolf Kuhrt projetaram, é considerado seu trabalho mais famoso. Esse alívio não apenas adorna o edifício principal da Universidade de Leipzig, mas também é um símbolo da época em que foi criado. Após a queda do Muro de Berlim, no entanto, RuddigKeit foi exposto a alegações de ser percebido como um artista do estado da RDA. O reflexo crítico da sociedade, uma característica típica da escola de Leipzig, ficou clara em seu trabalho.
deixe um legado
Frank Ruddigkeit deixa muitos traços artísticos em Leipzig. Seus outros trabalhos incluem o Frieze da imagem sobre a história do mercado de Leipzig na entrada do túnel da cidade, as "histórias de mercado" de plástico Leporello e a imagem da parede de tempera "Música e Time" no Gewandhaus. Esses trabalhos mostram não apenas seu talento criativo, mas também sua contribuição para o design estético dos espaços públicos.
A Escola Leipzig, que estava entre a Ruddness, ganhou importância internacional nos últimos anos. Na década de 1960, esse movimento artístico foi criado, caracterizado por um estilo figurativo e questões sociais abordadas. Esses artistas lidam com as grandes tradições da história da arte e questionaram o ambiente social por meio de críticas sutis do sistema. Representantes bem conhecidos como Bernard Heisig, Wolfgang Mattheuer e Werner Tübke moldaram esse movimento e também influenciaram a criatividade. A nova escola de Leipzig ganhou uma reputação após a reunificação, com Neo Rauch considerou o representante mais proeminente hoje.
Em uma exposição solo que ocorreu no Museu de Belas Artes de Leipzig, em 2020, o historiador de arte Fabian Müller-Nittel prestou homenagem à obra de Ruddigkeit da vida e enfatizou a importância de suas diárias em que ele registrou suas reflexões artísticas. Sua morte também deixa claro o quanto sua arte e seu trabalho tocaram Leipzier e além.Frank Ruddigkeit será lembrado não apenas como um talentoso artista em Leipzig, mas também como um professor importante que trabalhou na Universidade de Arte Giebichenstein por 30 anos.
Details | |
---|---|
Ort | Leipzig, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)