Primeiro Café da Morte em Döbeln: Conversas abertas sobre a morte e o morrer

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 20 de novembro de 2025, a Associação Meißen Caritas convida você para um “Café da Morte” em Döbeln para falar sobre a morte e o morrer.

Am 20. November 2025 lädt der Caritasverband Meißen zu einem „Death Café“ in Döbeln ein, um über Tod und Sterben zu sprechen.
No dia 20 de novembro de 2025, a Associação Meißen Caritas convida você para um “Café da Morte” em Döbeln para falar sobre a morte e o morrer.

Primeiro Café da Morte em Döbeln: Conversas abertas sobre a morte e o morrer

Um evento emocionante e inusitado acontecerá na pacata cidade de Döbeln: No dia 20 de novembro, às 16h30, Doris Walther, chefe de departamento da Associação Meißen Caritas, e Claudia Sanne, coordenadora do serviço de cuidados paliativos ambulatoriais, convidam você para o Tina's Café. A ocasião é o primeiro “Café da Morte”, evento que não só visa esclarecer dúvidas sobre a morte e o morrer, mas também promover um diálogo aberto sobre o assunto. O diálogo sobre a morte, sublinham os organizadores, é de grande importância para aumentar a consciência e a aceitação desta parte inevitável da vida. DNN relata que muitas pessoas muitas vezes não sabem que os serviços de cuidados paliativos ambulatoriais podem ser usados ​​gratuitamente.

O serviço de cuidados paliativos da Caritas em Döbeln, que existe desde 2011, oferece apoio a pessoas na fase final das suas vidas. A equipa apoia cerca de 30 a 35 pessoas todos os anos, embora nem sempre as apoie até ao fim da vida. Existem atualmente cerca de 20 voluntários que já completaram 100 horas de formação. Esta formação cobre tópicos essenciais como a autorreflexão e o desenvolvimento de atitudes, a fim de preparar melhor os voluntários para a tarefa emocionalmente desafiante de cuidar dos moribundos. Muitas pessoas não sabem que os cuidados em fim de vida também podem ocorrer num ambiente familiar ou de vizinhança, o que é sempre um tema importante do seminário.

Cursos de últimos socorros para todos

Outro aspecto interessante no debate sobre os cuidados em fim de vida são os chamados “cursos de últimos socorros”. Estes cursos visam recuperar conhecimentos perdidos sobre os cuidados de fim de vida, que foram relegados para segundo plano devido à mecanização e industrialização dos últimos anos. lasthelp.info enfatiza que não se trata apenas de conhecimentos teóricos, mas também de passos muito práticos que todos podem utilizar em seu ambiente pessoal.

Os tópicos desses cursos incluem a normalidade da morte, testamentos vitais, alívio do sofrimento no processo de morrer e como lidar com diversas situações emocionais. Mais de 102.000 cidadãos na Alemanha já se dedicaram a este importante tema. Os cursos são gratuitos porque são apoiados por diversas fontes de financiamento. Médicos e pessoal de enfermagem também podem participar em cursos especiais de “profissionais de últimos socorros”, adaptados às suas necessidades profissionais, para poderem responder com competência aos pacientes na última fase da vida no seu quotidiano.

Um espaço para conversas abertas

O “Café da Morte” em Döbeln cria um espaço no qual o tema normal e ao mesmo tempo muitas vezes difícil da morte é removido dos tabus. Os organizadores esperam que este encontro não só gere muito interesse, mas também possa ser repetido trimestralmente se houver uma boa resposta. O tema da morte é assim trazido de volta ao pensamento consciente da comunidade, que vai muito além do conteúdo dos cursos e coloca a humanidade em primeiro plano. Na verdade, morrer faz parte da vida e é hora de falar sobre isso.

Para obter mais informações sobre cursos de cuidados de fim de vida e opções de cuidados paliativos, recomendamos o site Hospício de Mainz, que fornece informações abrangentes e outras ofertas.