Feliz aniversário: 1700 anos de Nicéia – Serviço Ecumênico em Gera!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Culto ecumênico em 27 de junho de 2025 em Gera para celebrar os 1.700 anos de Niceno e promover a unidade dos cristãos.

Ökumenischer Gottesdienst am 27. Juni 2025 in Gera, um 1700 Jahre Nicänum zu feiern und die Einheit der Christen zu fördern.
Culto ecumênico em 27 de junho de 2025 em Gera para celebrar os 1.700 anos de Niceno e promover a unidade dos cristãos.

Feliz aniversário: 1700 anos de Nicéia – Serviço Ecumênico em Gera!

No dia 1º de julho de 2025, os preparativos para o 1.700º aniversário do Credo Niceno estão a todo vapor. A ocasião especial não será celebrada apenas em Gera, onde terá lugar um serviço ecuménico na Igreja de Santa Trindade, no dia 27 de junho de 2025, às 18 horas, mas a importância do Concílio de Nicéia também pode ser sentida além das fronteiras da Alemanha. O Grupo de Trabalho das Igrejas Cristãs de Gera convida-vos cordialmente para este evento especial e, assim, reúne diferentes comunidades de fé. Os participantes são uma mistura diversificada: da Igreja Evangélica Luterana. Paróquia da cidade à paróquia ortodoxa ucraniana à Igreja Nova Apostólica e à paróquia metodista.

O concílio que se reuniu em Nicéia (hoje Iznik na Turquia) em 325 foi um marco na história da igreja. Aqui a doutrina da Santíssima Trindade foi estabelecida e o credo central foi formulado. Como parte do serviço religioso, será apresentada uma alusão às figuras-chave da época - o Imperador Constantino, o Presbítero Ário e o Bispo Atanásio, o Grande. Uma introdução ao Grande Credo é feita por Andreas Martz e Padre Vitali, seguida de um sermão do Pastor Gregor Hansel, que aborda a relevância do Credo no mundo de hoje.

Um compromisso com a unidade

Em Viena, um serviço religioso organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas na Áustria (ÖRKÖ) também foi dedicado ao aniversário. No seu discurso, Dom Tiran Petrosyan enfatizou a necessidade de uma confissão cristã forte e unida, especialmente em tempos de crises políticas, sociais e ecológicas. O serviço religioso aconteceu na Catedral da Trindade Ortodoxa Grega e mostrou a diversidade de tradições e ritos do Cristianismo. Apesar de todas as diferenças, os participantes estão unidos pela fé comum em Jesus Cristo.

Petrosyan recorda que o Concílio de Nicéia não só ajudou a esclarecer a identidade de Jesus, mas foi também uma resposta aos desafios do seu tempo. Ainda hoje, a Confissão Nicena afirma unir a comunidade em questões sobre a identidade de Cristo. Os participantes do serviço recitaram o credo juntos e arrecadaram doações para um projeto de ajuda no Haiti.

Relevância teológica

A Comissão Teológica Internacional preparou um estudo abrangente sobre a relevância dogmática do primeiro Concílio Ecuménico de Nicéia. Este estudo, adotado por unanimidade em 2024, aborda temas como a doxologia, a teologia do dogma e a relevância do credo na vida dos fiéis. O significado do concílio para a unidade da igreja e para a compreensão da redenção através de Jesus Cristo é examinado capítulo por capítulo.

O aniversário não só comemora um acontecimento histórico, mas também apela às pessoas para que vivam activamente e proclamem a sua fé. As celebrações em 2025 pretendem realçar a importância ecuménica da Fé de Nicéia e promover a esperança numa data comum para a Páscoa. É claro que o Credo Niceno continua a servir de guia para que o Cristianismo permaneça unido num mundo cada vez mais complexo.

A questão surge agora para todos os crentes: Como podem todas as comunidades eclesiais viver autenticamente a sua fé no mundo de hoje e, assim, promover a unidade cristã? Este desafio deve ser aceite em conjunto – no espírito do Concílio de Nicéia.

Você pode encontrar mais informações sobre este importante aniversário aqui: Diocese de Dresden-Meißen, Notícias do Vaticano, e Vaticano.va.