Feliz aniversário: 1700 anos de Nicéia – Serviço Ecumênico em Gera!
Culto ecumênico em 27 de junho de 2025 em Gera para celebrar os 1.700 anos de Niceno e promover a unidade dos cristãos.

Feliz aniversário: 1700 anos de Nicéia – Serviço Ecumênico em Gera!
No dia 1º de julho de 2025, os preparativos para o 1.700º aniversário do Credo Niceno estão a todo vapor. A ocasião especial não será celebrada apenas em Gera, onde terá lugar um serviço ecuménico na Igreja de Santa Trindade, no dia 27 de junho de 2025, às 18 horas, mas a importância do Concílio de Nicéia também pode ser sentida além das fronteiras da Alemanha. O Grupo de Trabalho das Igrejas Cristãs de Gera convida-vos cordialmente para este evento especial e, assim, reúne diferentes comunidades de fé. Os participantes são uma mistura diversificada: da Igreja Evangélica Luterana. Paróquia da cidade à paróquia ortodoxa ucraniana à Igreja Nova Apostólica e à paróquia metodista.
O concílio que se reuniu em Nicéia (hoje Iznik na Turquia) em 325 foi um marco na história da igreja. Aqui a doutrina da Santíssima Trindade foi estabelecida e o credo central foi formulado. Como parte do serviço religioso, será apresentada uma alusão às figuras-chave da época - o Imperador Constantino, o Presbítero Ário e o Bispo Atanásio, o Grande. Uma introdução ao Grande Credo é feita por Andreas Martz e Padre Vitali, seguida de um sermão do Pastor Gregor Hansel, que aborda a relevância do Credo no mundo de hoje.
Um compromisso com a unidade
Em Viena, um serviço religioso organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas na Áustria (ÖRKÖ) também foi dedicado ao aniversário. No seu discurso, Dom Tiran Petrosyan enfatizou a necessidade de uma confissão cristã forte e unida, especialmente em tempos de crises políticas, sociais e ecológicas. O serviço religioso aconteceu na Catedral da Trindade Ortodoxa Grega e mostrou a diversidade de tradições e ritos do Cristianismo. Apesar de todas as diferenças, os participantes estão unidos pela fé comum em Jesus Cristo.
Petrosyan recorda que o Concílio de Nicéia não só ajudou a esclarecer a identidade de Jesus, mas foi também uma resposta aos desafios do seu tempo. Ainda hoje, a Confissão Nicena afirma unir a comunidade em questões sobre a identidade de Cristo. Os participantes do serviço recitaram o credo juntos e arrecadaram doações para um projeto de ajuda no Haiti.
Relevância teológica
A Comissão Teológica Internacional preparou um estudo abrangente sobre a relevância dogmática do primeiro Concílio Ecuménico de Nicéia. Este estudo, adotado por unanimidade em 2024, aborda temas como a doxologia, a teologia do dogma e a relevância do credo na vida dos fiéis. O significado do concílio para a unidade da igreja e para a compreensão da redenção através de Jesus Cristo é examinado capítulo por capítulo.
O aniversário não só comemora um acontecimento histórico, mas também apela às pessoas para que vivam activamente e proclamem a sua fé. As celebrações em 2025 pretendem realçar a importância ecuménica da Fé de Nicéia e promover a esperança numa data comum para a Páscoa. É claro que o Credo Niceno continua a servir de guia para que o Cristianismo permaneça unido num mundo cada vez mais complexo.
A questão surge agora para todos os crentes: Como podem todas as comunidades eclesiais viver autenticamente a sua fé no mundo de hoje e, assim, promover a unidade cristã? Este desafio deve ser aceite em conjunto – no espírito do Concílio de Nicéia.
Você pode encontrar mais informações sobre este importante aniversário aqui: Diocese de Dresden-Meißen, Notícias do Vaticano, e Vaticano.va.