Alerta de desastre! Incêndio florestal ameaça comunidades na fronteira Saxônia-Brandemburgo
Incêndio florestal em Gohrischheide: evacuações, mais de 500 serviços de emergência combatendo as chamas. A situação continua crítica.

Alerta de desastre! Incêndio florestal ameaça comunidades na fronteira Saxônia-Brandemburgo
A situação em Gohrischheide, na fronteira entre a Saxónia e Brandeburgo, está a piorar dramaticamente. O incêndio florestal desencadeou agora o alarme de catástrofe para as comunidades de Zeithain, Wülknitz e a cidade de Gröditz. As chamas cobriram uma área de até 1.000 hectares, o equivalente a cerca de 1.400 campos de futebol, e os bombeiros não conseguiram até agora controlar o fogo GA.de relatado.
O número de serviços de emergência aumentou actualmente para mais de 500. Particularmente dramática foi a evacuação de 269 residentes em Neudorf, que foram autorizados a regressar à tarde, bem como de 100 pessoas em Wülknitz, incluindo 45 de um lar para deficientes graves. Estas pessoas são alojadas numa sala polivalente em Röderau e em hospitais locais. Muitos bombeiros e agricultores têm lutado incansavelmente contra o incêndio desde a noite passada.
Abordagem e desafios
A situação continua confusa, pois o corpo de bombeiros enfrenta vários desafios. O fogo está se espalhando rapidamente e já atingiu a linha das árvores em Nieska, obrigando os serviços de emergência a tomar medidas para evitar que ele se espalhe para as casas. Alto MDR A situação “agravou-se” e um porta-voz do distrito de Meißen sublinha o desenvolvimento dinâmico da operação.
Além disso, a região está contaminada com munições, o que dificulta ainda mais os trabalhos de extinção. Os bombeiros e a polícia usam helicópteros para explorar as brasas. A fumaça do incêndio já atingiu cidades a até 60 quilômetros de distância, como Dresden, e está causando incômodos com odores. Um aviso de evacuação foi emitido para Lichtensee pela manhã, que foi suspenso pouco depois devido a uma mudança favorável no vento.
Perda de terras e tendências globais
Infelizmente, incêndios florestais como os de Gohrischheide não são casos isolados. As alterações climáticas e o aumento dos períodos de seca estão a encorajar tais catástrofes Estatista determina. A Alemanha também registou um aumento nas áreas de incêndios florestais nos últimos anos, com mais de 1.200 hectares destruídos só em 2023. Uma comparação mostra que 2022 registou a maior perda dos últimos 30 anos, com mais de 3.000 hectares.
As causas mais comuns de incêndios florestais são incêndios criminosos e negligência, sendo que cerca de metade dos incêndios têm causas desconhecidas. Já foram registados numerosos incêndios no primeiro semestre de 2023, que também causam prejuízos financeiros significativos e têm impactos negativos no ambiente e na saúde. Estes acontecimentos catastróficos realçam a urgência de tomar medidas para combater as alterações climáticas e lidar com tais ameaças.
A luta contra as chamas em Gohrischheide continuará à medida que os serviços de emergência continuam a trabalhar na linha da frente para proteger as pessoas e a natureza. O foco agora é recuperar o controle do incêndio e minimizar o risco para as comunidades afetadas.