Uma lufada de ar fresco para a agricultura: 21 novos técnicos começam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 28 de junho de 2025, 21 técnicos agrícolas receberam seus certificados em Freiberg-Zug e enfatizaram o processo de mudança na indústria agrícola.

Am 28.06.2025 erhielten 21 Landwirtschaftstechniker ihre Zeugnisse in Freiberg-Zug und betonten den Wandlungsprozess in der Agrarbranche.
No dia 28 de junho de 2025, 21 técnicos agrícolas receberam seus certificados em Freiberg-Zug e enfatizaram o processo de mudança na indústria agrícola.

Uma lufada de ar fresco para a agricultura: 21 novos técnicos começam!

Na sexta-feira finalmente chegou a hora: 21 graduados em agricultura puderam receber seus diplomas no Centro Escola Profissional Freiberg-Zug. Os jovens técnicos agrícolas podem contar com três anos de formação intensiva. Além das partes teóricas, estágios internacionais e experiências práticas em Nossen foram paradas importantes em sua jornada pela agricultura. Uma entrada emocionante em um campo promissor, como relata blick.de.

O Diretor Gerd Alscher aproveitou a oportunidade para abordar a mudança geracional na agricultura em seu discurso. Ele enfatizou como o conhecimento e a motivação dos graduados são cruciais para superar os desafios da indústria. Uma mensagem clara que deve motivar os formandos: “Nós protegemos vocês!”

Uma carreira de sucesso

No total, 1.996 jovens concluíram com êxito a sua formação desde a fundação da escola em 1877 – incluindo 885 técnicos. Isto mostra de forma impressionante quão firmemente ancorado está o centro escolar profissional na região. É particularmente gratificante que os estudantes de Freiberg-Zug tenham conquistado recentemente o segundo lugar no 7º Europea-AgroChallenge na Estónia, defendendo assim o sucesso do ano passado como campeões europeus.

O compromisso da associação “EUROPEA Deutschland e.V.”, fundada pelo diretor Alscher, também promove a rede de escolas na Europa. Os administradores distritais Sven Krüger e Jörg Höllmüller, bem como Werner Bergelt da associação regional de agricultores, não perderam a oportunidade de felicitar os novos técnicos agrícolas.

Os melhores graduados

Conquistas especiais também foram reconhecidas durante a celebração. Nico Heine, Wolfgang Rede e Hannes Höhne foram os melhores graduados e obtiveram notas médias de 1,21, 1,39 e 1,82 respectivamente. Tobias Schenk recebeu um prémio pelo seu empenho técnico, o que sublinha o seu empenho e vontade de desempenho.

“Estamos orgulhosos dos nossos alunos”, disseram os professores Johann Haupt e Falk Panza, maravilhados com o sucesso dos seus protegidos. Como agradecimento pelo apoio, os formandos presentearam a escola com uma grande poinsétia.

Formação profissional no setor agrícola

Os graduados não só deram um passo importante em suas carreiras, mas também estão idealmente preparados para tarefas de liderança e gestão na agricultura. De acordo com o [Dqr.de](https://www.dqr.de/dqr/shareddocs/qualigungen-neu/de/Techniker-Staatlich-gepruefter-Fach Direction-Landwirtschaft-Technikerin-Staatlich-gepruefte-Fachdirecional-Landwirtschaft-Bachelor-Professional-in-Technik.html), o técnico agrícola representa um curso de formação profissional regulamentado pelo estado que fornece uma qualificação abrangente e a base para o controle independente de processos em empresas agrícolas.

Uma análise mais aprofundada da educação e da formação revela possibilidades estimulantes. Por exemplo, os licenciados podem frequentar formação avançada numa escola técnica ou obter qualificações adicionais em áreas específicas, como cuidado de cascos ou energias renováveis. A Câmara de Agricultura da Baixa Saxônia também oferece uma ampla gama de oportunidades educacionais que servem não apenas para manter, mas também para expandir habilidades profissionais, onde são oferecidos uma ampla gama de eventos para desenvolvimento pessoal e empresarial.

Com as qualificações recém-adquiridas, os formandos estão agora prontos para trazer uma lufada de ar fresco à agricultura. Portanto, mal podemos esperar para ver que impulsos estes jovens técnicos trarão para a indústria!