Maldição do calor e resfriamento: as crianças Döbeln conquistam a piscina da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Saxônia Central, os cidadãos de Döbeln lutam contra temperaturas de até 36 graus e se refrescam na piscina da cidade e nas sorveterias.

In Mittelsachsen kämpfen Döbelner Bürger bei Temperaturen von bis zu 36 Grad und erfrischen sich im Stadtbad sowie Eiscafés.
Na Saxônia Central, os cidadãos de Döbeln lutam contra temperaturas de até 36 graus e se refrescam na piscina da cidade e nas sorveterias.

Maldição do calor e resfriamento: as crianças Döbeln conquistam a piscina da cidade!

Dias quentes em Döbeln: As temperaturas subiram para máximos recordes de 36,5 graus na quarta-feira, 2 de julho. Esses extremos climáticos tornam nossos pequenos especialmente ativos e, ao mesmo tempo, exercem muita pressão sobre os trabalhadores dos canteiros de obras. 35 crianças da creche da Escola Primária Döbeln Ost já haviam ficado na fila por mais de meia hora na manhã de quarta-feira para aproveitar o tão esperado refresco na piscina da cidade. Com uma temperatura da água de agradáveis ​​25 graus, a piscina foi uma grande atração. A entrada para o bilhete diário da família custa razoáveis ​​15 euros, o que não impediu muitos visitantes. Embora sejam contabilizados cerca de 500 banhistas num dia normal de verão, 350 pessoas afluíram às instalações nas primeiras duas horas. Mas o longo tempo de espera, de até 45 minutos, foi alvo de críticas. “Seria desejável uma segunda caixa registadora”, disse um dos novos visitantes.

Perto da piscina exterior, os operários da LFT Ostrau trabalham na Otto-Johnsen-Straße sob um sol escaldante e sem qualquer sombra. O chefe Reinhard Fischer ajustou seu horário de trabalho após o calor: os trabalhadores começam mais cedo e podem fazer pausas a qualquer momento em caso de calor extremo ou até mesmo terminar o dia de trabalho mais cedo. “Damos aos nossos funcionários a oportunidade de se retirarem para os trailers de construção, se necessário”, diz Fischer. O canteiro de obras está em funcionamento desde o final de abril e as obras de construção do novo esgoto, bem como das tubulações de água potável e gás já foram concluídas. Tudo deverá estar concluído até o final do ano.

Lidando com o calor

As temperaturas extremas não trazem apenas desafios, mas também novas formas de pensar. Em Döbeln, os responsáveis ​​estão a pensar em como tornar os dias quentes mais suportáveis. Dadas as temperaturas que atingiram os 32,5 graus nos dias anteriores, muitas lojas, restaurantes e cafés no centro da cidade tiveram pouca frequência. Mas as sorveterias, especialmente na Breite Straße, estavam muito movimentadas. Variedades como melancia e sorvete de frutas são particularmente procuradas. Muitas pessoas aproveitam as horas mais frias da noite para visitar a cidade.

O tema é particularmente importante no que diz respeito à saúde da população. De acordo com o Ministério Federal da Saúde, os estados e municípios da Alemanha são responsáveis ​​pela implementação de medidas e planos de ação em matéria de calor. O objetivo é ajudar as pessoas a estarem melhor preparadas para as ondas de calor e proteger os cidadãos. A eficácia destes planos torna-se cada vez mais relevante, especialmente depois da onda de calor do verão de 2023, que matou cerca de 7.600 pessoas.

Medidas favoráveis ​​à família

As alterações nas atividades de lazer no centro de acolhimento pós-escolar são eficazes - os dias de floresta foram substituídos pela utilização de irrigadores de relva nas instalações para ainda permitir que as crianças brinquem no exterior. Muitos dos pequenos nadadores trazem consigo bolas e brinquedos aquáticos, enquanto alguns já possuem seu distintivo prateado de natação. Isso significa que você ainda pode desfrutar da natureza apesar do calor.

Resta saber como a cidade de Döbeln continuará a lidar com as temperaturas recordes. A busca por soluções criativas e o uso de estratégias de adaptação são necessários mais do que nunca para manter a qualidade de vida em condições climáticas extremas.

Para os últimos desenvolvimentos você pode acessar os relatórios Sächsische.de e DNN acompanhar. O Ministério Federal da Saúde oferece em seu site um enorme acervo de informações sobre medidas de calor importantes para os municípios: Ministério Federal da Saúde.de.