Aurora Boreal sobre a Saxônia: o espetáculo natural do ano!
A aurora boreal ilumina o centro da Saxônia em 14 de junho de 2025. Descubra onde e como você pode observar esse espetáculo natural.

Aurora Boreal sobre a Saxônia: o espetáculo natural do ano!
Na noite de sábado, 14 de junho de 2025, o povo da Saxônia assistiu a um espetáculo natural impressionante: as luzes do norte que dançavam no céu em tons cintilantes de roxo e vermelho. Naquela noite, o fotógrafo Tim Meyer documentou as impressões fascinantes em Dittersbach, Striegistal. A razão para este espetáculo espetacular foi a forte atividade solar, desencadeada por uma ejeção em massa de partículas carregadas do sol. Esta informação foi confirmada pela agência atmosférica norte-americana NOAA, que nesta ocasião registou uma tempestade geomagnética que tornou visíveis auroras em muitas regiões da Europa.
Uma alta probabilidade de novas luzes do norte está prevista para a noite de sábado para domingo, especialmente no norte da Alemanha e possivelmente também na Saxônia. De acordo com a previsão do tempo do Serviço Meteorológico Alemão (DWD), é provável que haja uma noite sem chuva e com pouca nebulosidade. Isto proporciona condições ideais para quem deseja aproveitar a vista espetacular. O melhor horário para ver é por volta da meia-noite e você deve ir para um lugar escuro, longe das grandes cidades, para ver as luzes em plena glória. Um pouco de equipamento não faz mal: o modo noturno dos smartphones e um tripé para tempos de exposição mais longos podem ajudar a capturar a aurora boreal de maneira ideal.
Uma onda de atividade solar
A fase atual da atividade solar é notável. O ciclo solar, que dura cerca de 11 anos, está agora no auge, aumentando as chances de avistamentos de auroras. De acordo com especialistas como Sami Solanki, do Instituto Max Planck de Pesquisa do Sistema Solar, fortes explosões solares aumentam as chances de impressionantes luzes do norte. A ejeção de massa registrada há poucos dias na época da aurora boreal pode até desencadear uma tempestade geomagnética da categoria G4, que também afeta latitudes mais altas na Alemanha.
As chances de ver a aurora boreal são particularmente fortes no centro da Alemanha e na metade noroeste, que inclui a Renânia do Norte-Vestfália nos mares do Norte e Báltico. Há também chances médias de observações nas regiões alpinas. No entanto, prevê-se tempo mais nublado no sul e no leste da Alemanha, pelo que a visibilidade nestas regiões pode ser fraca em determinadas circunstâncias. No entanto, também poderia haver algum relevo ali que permitiria ver a aurora.
O que significam as tempestades geomagnéticas?
As tempestades geomagnéticas não são apenas um fenómeno meteorológico fascinante, mas também podem ter um impacto significativo na nossa vida quotidiana. Uma forte tempestade pode perturbar as redes elétricas e afetar a funcionalidade dos satélites. Os estudos mais recentes estimam os danos socioeconómicos que poderão surgir de fenómenos meteorológicos espaciais extremos na Europa em cerca de 15 mil milhões de euros. Mas apesar de toda a fragmentação e de aspectos por vezes perturbadores, o espetáculo da aurora boreal continua a ser uma experiência majestosa e anteriormente inigualável para muitos.
Em última análise, a interacção fenomenal entre a actividade solar e o campo magnético da Terra mostra-nos como as forças invisíveis podem fazer o céu nocturno brilhar tanto. Se lhe apetecer, não perca a oportunidade de observar a aurora boreal nas próximas noites. Uma olhada no céu pode valer a pena neste momento.
Se você quiser saber mais sobre isso, mais detalhes podem ser encontrados aqui Sächsische.de, bem como as informações mais recentes t-online.de e insights científicos detalhados mpg.de.