A Saxônia nada forte: equipes JRK de sucesso na competição nacional!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

300 jovens salva-vidas da Alemanha competem na 17ª competição nacional em Dresden. Espírito de equipe e coração são o foco.

300 junge Rettungsschwimmer aus Deutschland messen sich beim 17. Bundeswettbewerb in Dresden. Teamgeist und Herz stehen im Mittelpunkt.
300 jovens salva-vidas da Alemanha competem na 17ª competição nacional em Dresden. Espírito de equipe e coração são o foco.

A Saxônia nada forte: equipes JRK de sucesso na competição nacional!

Há poucos dias, aconteceu em Dresden a 17ª competição nacional de salva-vidas para grupos de jovens da Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG). De 24 a 26 de outubro de 2025, mais de 150 jovens salva-vidas de toda a Alemanha lutaram pelos melhores lugares. Os preparativos para o evento foram intensos: nas semanas anteriores à competição, muitos participantes chegaram a agendar seus horários de treinamento durante as férias.

A jornada para este evento emocionante acabou sendo uma verdadeira experiência comunitária para três equipes saxônicas de Freital e arredores de Chemnitz. No sábado de manhã as coisas começaram a trabalhar: as diferentes faixas etárias apresentaram as suas competências. Os mais novos, do grupo etário 1 (AK 1, 8-10 anos), competiram na piscina Prohlis, enquanto os jovens mais velhos do AK 2 (11-13 anos) demonstraram as suas competências no curso de primeiros socorros no centro DRK.

Diversas competições e espírito de equipe

A faixa etária da terceira idade (AK 3, 14-16 anos), por outro lado, pôde competir em estações de equipes criativas e em uma emocionante batalha de três vias que incluiu natação, primeiros socorros e conhecimentos da Cruz Vermelha. A atmosfera na piscina era elétrica e os aplausos ecoavam. A equipe da área circundante de Chemnitz no AK 3, em particular, mostrou um desempenho forte e empolgou os espectadores.

Um destaque da competição foi a parte de primeiros socorros, onde os participantes tiveram que aplicar seus conhecimentos em cenários realistas como insolação, feridas abertas e parada cardíaca. Tarefas sobre a história do JRK e desafios criativos também fizeram parte do programa e testaram a versatilidade dos jovens salva-vidas.

Resultados e perspectivas

Os resultados foram agradáveis: na faixa etária 1, uma equipe mista de Freital e da região de Chemnitz garantiu o terceiro lugar. Os meninos e meninas Freital do AK 2 também terminaram na 3ª colocação, e os AK 3 da região de Chemnitz terminaram com um forte 4º lugar. Depois de três dias cheios de emoção e espírito de equipa, começámos finalmente a viagem de regresso, cansados ​​mas com sentimento de comunidade e coragem.

Mas isso é apenas o começo! Ainda existem muitas competições emocionantes nos esportes de resgate. As seleções nacionais competem em campeonatos mundiais a cada dois anos, enquanto os campeonatos europeus acontecem a cada dois anos. Os jovens do DLRG também participam regularmente em Campeonatos Europeus Júnior para promover a próxima geração de salva-vidas. Além disso, os atletas do DLRG participam de campeonatos mundiais militares como soldados esportivos da Bundeswehr e treinam na escola de esportes da Bundeswehr em Warendorf.

Estas competições não só mostram o lado desportivo do salvamento de vidas, mas também o insubstituível espírito de equipa e empenho dos jovens. Em última análise, esta solidariedade dá um contributo decisivo para garantir que os valores da DLRG e dos desportos de resgate permaneçam tão vivos.