Pais desesperados em Leisnig: professor retirado antes das férias de verão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A falta de professores na Saxônia Central está causando o caos: a escola primária de Leisnig perde um professor pouco antes das férias de verão. Os pais protestam.

Lehrermangel in Mittelsachsen sorgt für Chaos: Grundschule Leisnig verliert Klassenlehrerin kurz vor den Sommerferien. Eltern protestieren.
A falta de professores na Saxônia Central está causando o caos: a escola primária de Leisnig perde um professor pouco antes das férias de verão. Os pais protestam.

Pais desesperados em Leisnig: professor retirado antes das férias de verão!

Hoje em dia, pouco antes das férias de verão, as coisas geralmente são tudo menos descontraídas nas escolas. As coisas estão particularmente em alta na escola primária de Leisnig. O Ministério da Cultura decidiu medidas para combater o cancelamento das aulas, que agora provocam grande incerteza. Um jovem professor que dá aulas há três anos será transferido para uma escola secundária. Os pais só souberam da decisão na quarta-feira, o que só aumentou o desespero.

Uma mãe expressou a sua incompreensão pelo facto de um professor comprovado estar a ser retirado de uma escola em funcionamento. Há uma sensação de que o destacamento de professores coloca os alunos aqui em desvantagem. No distrito escolar de Chemnitz, o cancelamento de aulas nas escolas secundárias é particularmente elevado, pelo que a pressão sobre os professores existentes só aumenta. Neste contexto, a porta-voz do GEW, Claudia Maaß, falou de “condições semelhantes a bazares” nas conferências regionais da Secretaria de Estado de Escolas e Educação (Lasub). O país espera que isto proporcione segurança no planeamento do novo ano lectivo, mas esta esperança não é partilhada pelos pais sem reservas.

O cancelamento de aulas – um grande problema

No entanto, a delegação afecta não só o professor da turma, mas também vários outros professores da escola Leisniger. Quase um terço dos cargos docentes no sistema escolar da Renânia do Norte-Vestfália estão vagos, como relata o WDR. Segundo o Ministério da Educação, 8 mil vagas estão vagas; Pela primeira vez, foi realizado aqui um registo abrangente dos cancelamentos de aulas para o ano letivo 2023/2024. Muitas escolas enfrentam o desafio de que os motivos dos horários e cancelamentos de aulas variam muito.

Mas e quanto ao número de professores em todo o país? Uma análise revela números preocupantes: cerca de 42,3 por cento dos professores trabalham actualmente a tempo parcial, muitos professores têm mais de 50 anos e os que têm menos de 35 anos representam apenas 21,1 por cento do total. Cada segunda escola tem falta de professores no início do ano lectivo, pelo que o conselho de educação está agora a planear resolver a falta de professores através da reforma da formação de professores e da redução temporária do horário. Provavelmente não será fácil encontrar soluções sustentáveis ​​– a Ministra Dorothee Feller está otimista, mas ao mesmo tempo destaca que o caminho ainda é longo.

Os pais em Leisnig já decidiram escrever um e-mail conjunto para Lasub para expressar as suas preocupações. Eles exigem que a falta de professores não seja causada pelas costas dos filhos. saxão relata sobre isso enquanto WDR os números comprovam ainda mais e o portal da escola alemã examinou a situação em todo o país. A escassez de professores continua a ser uma questão que nos preocupa a todos e que aguarda urgentemente soluções.