Matrículas escolares no Norte da Saxônia: 1.865 alunos da primeira série estão ansiosos para começar!
Tradição de matrícula escolar no norte da Saxônia: em 10 de agosto de 2025, alunos da primeira série em Delitzsch, Schkeuditz e arredores iniciam cerimoniosamente a escola.

Matrículas escolares no Norte da Saxônia: 1.865 alunos da primeira série estão ansiosos para começar!
Na Saxônia do Norte, o momento emocionante para muitas famílias começa hoje, 10 de agosto de 2025: o início da escola. Em Delitzsch e Schkeuditz, vários alunos do primeiro ano celebraram o seu grande dia com cerimónias festivas e cones de açúcar coloridos. Na escola primária Peter and Paul em Delitzsch, a matrícula escolar ocorreu cerimoniosamente na igreja, onde o pastor Stephan Pecusa acompanhou as crianças na nova fase da vida com música e uma bênção. Pais e familiares foram convidados a compartilhar esse momento especial com seus filhos.
Tradicionalmente, os sacos coloridos de açúcar contendo doces, canetas e material escolar eram entregues aos recém-chegados pelos alunos mais velhos. Esta tradição, que vem da Alemanha Central e começou há cerca de 200 anos, consolidou-se como parte integrante do início da escolaridade nos países de língua alemã, incluindo a Áustria e a Suíça. Todos os anos, cerca de dois milhões de cones de açúcar em uma ampla variedade de designs são fabricados na Alemanha. As tendências atuais mostram que personagens da Disney como Elsa de “Frozen” e os Minions são particularmente populares, enquanto a bolsa clássica ainda é decorada com heróis de contos de fadas, cavalos e gatos, como MDR.de relata que....
Uma olhada nos números
Este ano, um total de 1.865 crianças iniciaram a escola no Norte da Saxónia – uma ligeira diminuição em comparação com os 1.881 alunos do primeiro ano do ano passado. Estas cerimónias não são apenas percebidas como um ponto de viragem comemorativo na história da família, mas são também uma oportunidade para facilitar o início da vida escolar das crianças e aliviar o seu medo do desconhecido.
Em Schkeuditz-Wehlitz também houve uma celebração emocionante na escola primária Thomas Müntzer, onde 51 novos alunos foram calorosamente recebidos pela diretora Elke Koller. O ponto alto deste cerimonial de matrícula escolar foi uma mini-aula em que as crianças não só abriram os seus sacos de açúcar, mas também tiveram contacto pela primeira vez com os seus novos professores. Pais e filhos ficaram emocionados e a alegria brilhou no rosto dos recém-chegados.
Contexto internacional
A matrícula escolar tem as suas próprias tradições em muitos países. No Japão, por ex. B. o ano letivo começa na primavera, os alunos usam uniformes e são recebidos cerimoniosamente. Na Rússia, por outro lado, é costume dar flores aos professores no primeiro dia de aula, o que é feito de forma semelhante na Ucrânia. Embora existam outros costumes e rituais em muitos países, o cone escolar é uma tradição muito especial que só é difundida no mundo de língua alemã - um lembrete de quão diversificado e colorido o início da escola é celebrado em diferentes culturas, como também relatado por Weser-Kurier relata, que…
Embora os alunos do primeiro ano em Delitzsch, Schkeuditz e outros locais no norte da Saxónia comecem agora as aulas nos seus grupos de escolha, permanece a expectativa pelas novas aventuras e amizades que o ano letivo trará consigo. É o início de um capítulo que ficará repleto de lembranças muito especiais.