Chamada de choque em Oschatz: Idosos em perigo – 30.000 euros perdidos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um idoso de Oschatz é vítima de uma chamada fraudulenta. A polícia alerta contra golpes pérfidos e dá dicas de prevenção.

Seniorin aus Oschatz wird Opfer eines Betrugsanrufs. Polizei warnt vor perfiden Maschen und gibt Tipps zur Prävention.
Um idoso de Oschatz é vítima de uma chamada fraudulenta. A polícia alerta contra golpes pérfidos e dá dicas de prevenção.

Chamada de choque em Oschatz: Idosos em perigo – 30.000 euros perdidos!

Os golpistas chamam esse golpe pérfido que coloca os idosos em um canto de “chamada de choque”. Foi o que aconteceu com uma mulher de 83 anos de perto de Oschatz. Ela foi informada por telefone que sua filha havia causado um grave acidente de carro perto de Leipzig. Para que a filha fosse libertada, a idosa foi solicitada a pagar fiança. A quantia que deveria transferir às pressas era de até 30 mil euros. No entanto, amigos e familiares rapidamente descobriram esta tentativa de fraude e alertaram a idosa, que inicialmente ficou bastante chocada, relata o jornal. lvz.de.

Este tipo de fraude telefónica não é um caso isolado: os idosos são repetidamente alvo de criminosos sem escrúpulos, que recorrem frequentemente a truques e pressão para ganhar confiança. Eles usam métodos como o chamado “truque do neto” ou o golpe com falsos policiais que se passam por funcionários públicos por telefone para obter objetos de valor, como mostra a imagem. pflegehilfe-senioren.de é descrito.

Feedback alarmante de Oschatz

Jan Arnold, chefe do serviço de patrulha em Oschatz, salienta que, apesar do intenso trabalho de prevenção, os idosos continuam a ser vítimas deste tipo de fraude. “Os perpetradores são treinados e conhecem as fraquezas do seu grupo-alvo”, explica Arnold. No ano passado, a polícia do distrito de Oschatz registou 70 casos de fraude em empréstimos, um aumento em comparação com os 63 casos do ano anterior. As autoridades estão preocupadas com a constante profissionalização dos fraudadores, como enfatiza Sascha Prause, chefe da delegacia local.

A polícia em Oschatz tem uma alta taxa de autorização de mais de 70% nas investigações. No entanto, é importante que todos os cidadãos, especialmente os idosos, sejam informados sobre estas fraudes. Graças, em particular, aos dedicados agentes da polícia comunitária que trabalham preventivamente nas escolas e outras instituições, são feitas tentativas para apontar estes perigos em tempo útil.

Conscientização é fundamental

O que é assustador é que o Gabinete Federal para a Segurança da Informação (BSI) constatou um aumento de mais de 50% na fraude cibernética contra pessoas idosas em 2023. Os idosos também correm cada vez mais riscos online, como deixam claro os ataques aleatórios de phishing. Eles recebem e-mails enganosamente genuínos de supostos bancos que lhes solicitam a divulgação de dados confidenciais ou os redirecionam para sites falsos. Estes novos métodos tornam urgente formar os idosos na utilização dos meios digitais e sensibilizá-los para estes riscos pflege-panorama.de.

Um aspecto importante que é repetidamente enfatizado neste contexto é que os idosos devem suspeitar de ligações desconhecidas. Desta forma, muitas tentativas de fraude podem ser evitadas desde o início. Também é aconselhável abreviar os primeiros nomes na lista telefônica e manter os objetos de valor em segurança.

Na situação actual, não só as autoridades policiais são desafiadas, mas também a sociedade como um todo. É tempo de trabalharmos em conjunto para proteger e garantir a segurança dos nossos cidadãos mais idosos e para lhes proporcionar o apoio de que necessitam para os proteger contra fraudes pérfidas.