Tempestades e aurora boreal: noites espetaculares na Saxônia!
Em 15 de junho de 2025 houve uma tempestade na Saxônia; As luzes do norte são visíveis à medida que o clima mais frio se aproxima. Saiba mais aqui!

Tempestades e aurora boreal: noites espetaculares na Saxônia!
Um fenômeno climático está se aproximando em Colônia esta noite, o que não apenas mantém os meteorologistas ocupados, mas também atrai muitos moradores de Colônia à sua porta. Aguaceiros e, às vezes, fortes trovoadas passarão pela região, enquanto o céu clareará a partir do oeste. As temperaturas caem para agradáveis 16 a 12 graus Celsius. A próxima semana promete um clima bastante fresco, com temperaturas de até 19 graus Celsius antes do retorno do sol e trazendo temperaturas de verão, como relata o MDR.
Um destaque muito especial das últimas noites foram as Luzes do Norte, que foram visíveis em diversas regiões da Alemanha. Esta visão de tirar o fôlego é o resultado de uma ejeção em massa de partículas carregadas do Sol detectada pela Agência Atmosférica dos EUA NOAA. Embora as previsões precisas sejam um desafio, não há como negar que a probabilidade de ver a aurora boreal aumentou agora, mesmo em latitudes médias. De acordo com ZDF existem até boas oportunidades de visibilidade, especialmente no centro da Alemanha e na metade noroeste, incluindo a Renânia do Norte-Vestfália.
Um espetáculo celestial
No Striegistal, na Saxónia Central, por exemplo, um fotógrafo apaixonado aproveitou a oportunidade para filmar as luzes do norte no céu. Tais visões podem ter sido raras nos últimos anos, mas graças à atual atividade solar são agora surpreendentemente fáceis de observar. O Ciclo Solar 25 está atualmente no seu ponto mais ativo, aumentando as chances de novas auroras espetaculares. Os especialistas recomendam olhar para o oeste para potencialmente capturar esta impressionante exibição de luz.
A atividade solar que vivenciamos atualmente não é um problema apenas para os astrónomos amadores. De acordo com a Sociedade Max Planck, as auroras são um resultado direto de tempestades solares que resultam em explosões de plasma carregado. Estas ejeções de massa podem atingir a Terra em apenas um dia e têm o potencial de desencadear tempestades geomagnéticas. O índice Kp, que mede as perturbações no campo magnético terrestre, fornece informações sobre a probabilidade de ocorrência da aurora boreal, que atualmente é considerada aumentada.
Um olhar para o futuro
Os últimos meses já nos mostraram de forma impressionante o que o Sol pode fazer: em maio de 2024, uma tempestade geomagnética da mais alta categoria G5 levou a um espetáculo incrivelmente colorido no céu noturno da Alemanha. Isso torna a atual tempestade ainda mais emocionante, pois também é considerada uma das mais importantes do ciclo solar. Com tal atividade solar, as luzes do norte não são uma garantia, mas não são de forma alguma inatingíveis. O que resta é a esperança de noites claras para admirar o trabalho do sol.
Quer seja um fenómeno natural ou científico, a aurora boreal é sempre um motivo para olhar para cima e apreciar o céu noturno - especialmente agora que as condições são tão promissoras. Portanto, fique atento, talvez haja um grande espetáculo para se maravilhar também em Colônia!