Os estagiários salvam uma raridade: o último Trabi em Zwickau com aprovação nas ruas!
Um estagiário de Zwickau salva um Trabant 1.1 raro da “Última Edição” – um pedaço da história automotiva ganha vida.

Os estagiários salvam uma raridade: o último Trabi em Zwickau com aprovação nas ruas!
Uma pequena sensação histórica automotiva está surgindo em Zwickau. Salem Hodaifa, de 27 anos e que vive na Saxónia há mais de dez anos, realizou um sonho antigo: é o orgulhoso proprietário de um Trabant 1.1 da série “Última Edição”. Este clássico, que quase foi parar na imprensa, já recebeu até homologação para estrada. Como isso aconteceu e o que torna esse modelo tão especial?
O Trabant 1.1 é o quarto e último modelo de produção da linha Trabant, produzido entre maio de 1990 e abril de 1991. Junto com Salem, muitos amantes de automóveis sonham com este raro carro pequeno, que produz apenas 39.474 unidades. Particularmente estranho: depois que a maioria dos Trabant 1.1 atingiu as estradas polonesas e húngaras, as vendas na Alemanha permaneceram bastante fracas. Em 1990, o preço da limusine de DM 10.887 era simplesmente alto demais para muitas pessoas - um fato que torna o Trabi ainda mais valioso como item de colecionador valioso hoje.
Características técnicas e história
O Trabant 1.1 impressiona pelos seus detalhes técnicos. Alimentado por um motor a gasolina OHC de quatro cilindros refrigerado a água (uma versão licenciada do VW EA 111), produz 30 kW (41 cv) e uma velocidade máxima de 125 km/h. Acelerando de 0 a 100 km/h em 22 segundos, revela-se um verdadeiro monumento aos automóveis pequenos. A carroceria termofixa e a suspensão independente contribuem para a construção especial, enquanto o sedã ainda conta com um amplo porta-malas de 420 litros – ideal para qualquer aventura!
A história do Trabant remonta a 1958. Foi durante muito tempo considerado um símbolo de mobilidade na RDA e, juntamente com o Zaporozhez, foi o único carro pequeno difundido para os consumidores comuns. Ao longo dos anos, o “Trabi” tornou-se um companheiro indispensável para muitas pessoas na Alemanha Oriental e um objeto de desejo nostálgico para muitos fãs de automóveis. Portanto, não é de admirar que o Trabant 1.1 também seja muito popular entre os amantes de carros clássicos nos tempos modernos.
Nostalgia e futuro
Embora a produção do Trabant tenha terminado em 1991, o fascínio por este carro continua vivo. Hoje existem muitos clubes e reuniões onde os antigos tesouros são apresentados. Ainda havia 40.826 Trabants registrados na Alemanha em 1º de janeiro de 2024, o que mostra o quão populares esses carros são. Os Trabants foram particularmente bem-sucedidos no automobilismo até a década de 1980 e tiveram seu lugar no circo do automobilismo com inúmeras vitórias na classe.
Para Salem Hodaifa, a sua mais recente adição não é apenas um carro, mas um pedaço de história que conduz com orgulho. O interesse em veículos como o Trabant 1.1 permanece ininterrupto e é claro: estes companheiros móveis continuarão a ocupar um lugar especial no coração de muitos fãs de automóveis no futuro. Quem sabe um dia o seu sonho seja vivido por outros e o antigo sentimento de liberdade e aventura como piloto “Trabi” seja reavivado.
Para mais informações sobre o lendário Trabant, dê uma olhada aqui: Imprensa livre, Wikipédia e Wikipédia.