Fraude em Ponitz: Reformado perde 150 mil euros para falso bancário!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um homem de 67 anos de Ponitz caiu num golpe telefónico e perdeu 150.000 euros. A polícia está investigando.

Ein 67-Jähriger aus Ponitz fiel auf einen Telefonbetrug herein, Verlust von 150.000 Euro. Polizei ermittelt.
Um homem de 67 anos de Ponitz caiu num golpe telefónico e perdeu 150.000 euros. A polícia está investigando.

Fraude em Ponitz: Reformado perde 150 mil euros para falso bancário!

Em Altenburg, os fraudadores atacaram novamente e privaram um homem de 67 anos de Ponitz de uma enorme soma de cerca de 150.000 euros. Conforme relata lvz.de, o acidente aconteceu entre 13 e 14 de outubro de 2025. a parte lesada foi contatada por telefone por um suposto funcionário do banco de sua casa, que habilmente despertou confiança e solicitou os números de transação necessários (TANs) para serviços bancários on-line.

Como resultado, o fraudador iniciou diversas transferências e deixou sua vítima com dolorosos prejuízos financeiros. A polícia lançou imediatamente uma investigação para capturar os autores e contrariar a crescente frequência de fraudes telefónicas no país, que, segundo news.de, está a afectar cada vez mais membros da geração mais velha.

Tendências de fraude em foco

O desenvolvimento atual não é isolado. De acordo com um relatório da BioCatch sobre “Tendências de fraude em serviços bancários online na Alemanha 2025”, a digitalização representa um grande desafio. A Alemanha já era o segundo alvo mais comum de ataques globais de phishing em 2024, com 14% de todos os e-mails de phishing registados neste país. A ameaça está a aumentar e quase 70% das perdas por fraude na Alemanha ocorrem através de canais digitais. Métodos sofisticados como quishing, ou seja, phishing de código QR, estão em ascensão.

No contexto destas tendências de fraude, também é necessário olhar mais de perto as estatísticas: a Alemanha ocupa o quarto lugar na Europa em termos de casos de fraude e perdeu cerca de 267 mil milhões de euros para o crime cibernético em 2024, de acordo com o relatório BioCatch.

Outros incidentes em Altemburgo

Mas não é apenas a fraude telefónica que mantém a polícia de Altenburg em alerta. No mesmo fim de semana em que ocorreu a fraude, também ocorreu um arrombamento numa residência unifamiliar no bairro de Remsa. Autores desconhecidos removeram uma janela de segurança e revistaram vários quartos. Relógios, joias e dinheiro no valor de cinco dígitos foram roubados; Um cofre foi transportado para o corredor, mas felizmente permaneceu trancado.

Os perpetradores teriam fugido em um Audi RS6 escuro com placa “DD-GH 2345”. A Polícia Judiciária já começou a investigar este incidente e procura com urgência testemunhas que possam fornecer informações.

As coisas também estão turbulentas nas ruas de Altenburg. No domingo, um ciclista foi parado durante uma verificação por causa de seu estilo de direção errático – o homem de 43 anos tinha nível de álcool no sangue de 1,89. Uma amostra de sangue foi coletada aqui e um processo foi iniciado por dirigir embriagado.

Pelo menos cinco veículos também foram danificados em Altenburg na noite de sexta para sábado. Estas actividades parecem mostrar um aumento preocupante da criminalidade que está a fazer com que todos os cidadãos tomem conhecimento. A polícia está pedindo sua ajuda e esperando inúmeras dicas do público.