Onda de fraude em Gotha: 30.000 euros perdidos devido a fraude criptográfica!
Vários casos de fraude fraudulenta em Gotha, Ilmenau e Eisenach: a polícia alerta sobre fraudes criptográficas e chamadas falsas.

Onda de fraude em Gotha: 30.000 euros perdidos devido a fraude criptográfica!
Na semana passada, ocorreram várias tentativas de fraude fraudulenta na área protegida da Delegacia de Polícia do Estado de Gotha, que visavam principalmente idosos. As pessoas chamadas foram enganadas usando métodos sofisticados. Na terça-feira, duas mulheres idosas, uma de 76 anos de Ilmenau e outra de 84 anos de Eisenach, receberam chamadas de alegados agentes da polícia sobre um alegado prémio na lotaria. Felizmente, ambos encerraram as discussões sem sofrer qualquer prejuízo financeiro. Estes incidentes demonstram os métodos inescrupulosos dos fraudadores que desenvolvem continuamente novos truques para enganar cidadãos inocentes. De acordo com Gotha Aktuell, grupos particularmente vulneráveis, como os idosos, são repetidamente alvo de tais maquinações.
Em Gotha, porém, a história toma um rumo trágico. Uma mulher de 67 anos caiu em um golpe de criptografia e revelou os detalhes de sua conta após entrar em contato várias vezes com os golpistas por telefone. Os perpetradores desconhecidos conseguiram então debitar cerca de 30.000 euros da sua conta. Percebe-se que muitos fraudadores utilizam tecnologias modernas para enganar suas vítimas. Uma técnica comum é a falsificação de identificador de chamadas, na qual os chamadores falsificam suas identidades para parecerem entidades confiáveis. Você pode ler mais sobre esse método e os sinais de alerta em Securafy.
Os truques dos fraudadores
Os perpetradores são muito estratégicos em suas ligações. NoTruque policial falsoEles fingem ser policiais e afirmam ter pego uma gangue de ladrões. Muitas vezes é até sugerido que eles estão em uma lista com um alvo e que seus objetos de valor precisam ser “trazidos para um local seguro”. Este engano é particularmente pérfido porque se baseia num sentimento de insegurança e perigo. Muitos idosos que presumem que isso realmente os ajudará em tal situação podem rapidamente cair na armadilha. Os fraudadores também usam truques técnicos, por exemplo, para fazer com que o número de emergência 110 apareça no display da vítima, como relata o Pflege Panorama.
Outro esquema de fraude comum é oTruque dos netos. Aqui, os fraudadores pesquisam informações sobre as potenciais vítimas nas redes sociais e usam a ligação familiar como porta de entrada. Geralmente começam com a pergunta: “Adivinha quem está aqui?” e então peça ajuda ou dinheiro. A manipulação psicológica deste tipo torna difícil a fuga.
Proteção contra fraude
A polícia e os especialistas aconselham as pessoas a terem especial cuidado ao receberem chamadas inesperadas. É importante encerrar imediatamente as chamadas que solicitam informações pessoais. Confie apenas em fornecedores confiáveis! Verifique os chamadores usando informações de contato oficiais, em vez de confiar nas informações que podem ser fornecidas a você por telefone. Existem também formas técnicas de se proteger, como aplicativos de bloqueio de chamadas ou a função de relatório de chamadas suspeitas. Se houver suspeita de fraude, as pessoas afetadas devem contactar imediatamente a polícia. Mais informações podem ser obtidas em polizei-beratung.de ou diretamente no Centro de Aconselhamento Policial do LPI Gotha pelo telefone 03621-781504.