História cultural ao vivo: palestra sobre o calendário da corte no Castelo de Friedenstein!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 15 de outubro de 2025, a Dra. Kristina Kandler na Galeria dos Espelhos do Castelo de Friedenstein no calendário da corte de Gotha. Entrada gratuita!

Am 15. Oktober 2025 spricht Dr. Kristina Kandler im Spiegelsaal von Schloss Friedenstein über den Gothaischen Hofkalender. Eintritt frei!
Em 15 de outubro de 2025, a Dra. Kristina Kandler na Galeria dos Espelhos do Castelo de Friedenstein no calendário da corte de Gotha. Entrada gratuita!

História cultural ao vivo: palestra sobre o calendário da corte no Castelo de Friedenstein!

Na próxima semana haverá uma palestra emocionante como parte da exposição contínua "ESTADO DE ADEL MACHT. O calendário da corte de Gotha de 1763 a 1944". Na quarta-feira, 15 de outubro, às 18h15, o Salão dos Espelhos do Castelo Friedenstein se tornará palco do Dr. Cristina Kandler. A sua apresentação é dedicada a um dos primeiros capítulos do Calendário da Corte de Gotha, que representa uma peça importante da cultura do almanaque alemão. A entrada no evento é gratuita, mas é necessária inscrição, que deverá ser feita até 13 de outubro.

O Calendário da Corte de Gotha, publicado pela primeira vez em 1763 por Carl Wilhelm Ettinger, forneceu muitas informações importantes sobre as monarquias europeias e a alta aristocracia. Isso o tornou uma fonte indispensável para classificar dinastias, famílias principescas e ducais e detalhes genealógicos da aristocracia. A obra é frequentemente considerada o “irmão gêmeo” do calendário de bolso de Göttingen. Este também foi publicado por Ettinger e foi considerado uma continuação do seu calendário da corte de Gotha, com os dois calendários intimamente ligados.

Um pedaço de história

O Gothaischer Hofkalender é publicado anualmente desde 1785 pela editora Justus Perthes em Gotha e experimentou um desenvolvimento notável até a última edição em 1944. A edição de 1814, considerada a 181ª, estabeleceu um padrão para a precisão e amplitude das informações contidas nas edições subsequentes. Isto incluía não apenas dados genealógicos, mas também informações estatísticas sobre diferentes países.

A relevância do Almanach de Gotha como fonte de autoridade continuou a florescer até que as publicações cessaram após a Segunda Guerra Mundial em 1945, depois que Gotha se tornou parte da zona comunista. Mas a família de Justus Perthes reativou a obra em 1992, e em 1998 a 182ª edição foi publicada por John Kennedy em Londres, agora em inglês em vez de francês ou alemão.

Versatilidade e precisão

As convulsões históricas e as mudanças políticas na Europa sempre influenciaram o calendário. Ao longo das décadas, ele se adaptou a essas mudanças e forneceu informações sobre o destino das casas reais e da aristocracia. Uma inovação notável é o aparecimento de um calendário de Gotha em italiano, publicado pela editora italiana Ettore Gallelli desde 2022. A obra ganhou reputação por se destacar em relação a outros almanaques devido à sua precisa e extensa gama de informações.

Quem estiver interessado nos detalhes aprofundados do calendário da corte de Gotha e suas conexões com outros almanaques deve aproveitar para assistir à palestra do Dr. Mais informações sobre a exposição e a programação que a acompanha podem ser encontradas no flyer da exposição, que está disponível para download. As inscrições são possíveis pelo telefone 0361/737-5530 ou por e-mail para veranstaltungen.fb@uni-erfurt.de.