História cultural ao vivo: palestra sobre o calendário da corte no Castelo de Friedenstein!
Em 15 de outubro de 2025, a Dra. Kristina Kandler na Galeria dos Espelhos do Castelo de Friedenstein no calendário da corte de Gotha. Entrada gratuita!

História cultural ao vivo: palestra sobre o calendário da corte no Castelo de Friedenstein!
Na próxima semana haverá uma palestra emocionante como parte da exposição contínua "ESTADO DE ADEL MACHT. O calendário da corte de Gotha de 1763 a 1944". Na quarta-feira, 15 de outubro, às 18h15, o Salão dos Espelhos do Castelo Friedenstein se tornará palco do Dr. Cristina Kandler. A sua apresentação é dedicada a um dos primeiros capítulos do Calendário da Corte de Gotha, que representa uma peça importante da cultura do almanaque alemão. A entrada no evento é gratuita, mas é necessária inscrição, que deverá ser feita até 13 de outubro.
O Calendário da Corte de Gotha, publicado pela primeira vez em 1763 por Carl Wilhelm Ettinger, forneceu muitas informações importantes sobre as monarquias europeias e a alta aristocracia. Isso o tornou uma fonte indispensável para classificar dinastias, famílias principescas e ducais e detalhes genealógicos da aristocracia. A obra é frequentemente considerada o “irmão gêmeo” do calendário de bolso de Göttingen. Este também foi publicado por Ettinger e foi considerado uma continuação do seu calendário da corte de Gotha, com os dois calendários intimamente ligados.
Um pedaço de história
O Gothaischer Hofkalender é publicado anualmente desde 1785 pela editora Justus Perthes em Gotha e experimentou um desenvolvimento notável até a última edição em 1944. A edição de 1814, considerada a 181ª, estabeleceu um padrão para a precisão e amplitude das informações contidas nas edições subsequentes. Isto incluía não apenas dados genealógicos, mas também informações estatísticas sobre diferentes países.
A relevância do Almanach de Gotha como fonte de autoridade continuou a florescer até que as publicações cessaram após a Segunda Guerra Mundial em 1945, depois que Gotha se tornou parte da zona comunista. Mas a família de Justus Perthes reativou a obra em 1992, e em 1998 a 182ª edição foi publicada por John Kennedy em Londres, agora em inglês em vez de francês ou alemão.
Versatilidade e precisão
As convulsões históricas e as mudanças políticas na Europa sempre influenciaram o calendário. Ao longo das décadas, ele se adaptou a essas mudanças e forneceu informações sobre o destino das casas reais e da aristocracia. Uma inovação notável é o aparecimento de um calendário de Gotha em italiano, publicado pela editora italiana Ettore Gallelli desde 2022. A obra ganhou reputação por se destacar em relação a outros almanaques devido à sua precisa e extensa gama de informações.
Quem estiver interessado nos detalhes aprofundados do calendário da corte de Gotha e suas conexões com outros almanaques deve aproveitar para assistir à palestra do Dr. Mais informações sobre a exposição e a programação que a acompanha podem ser encontradas no flyer da exposição, que está disponível para download. As inscrições são possíveis pelo telefone 0361/737-5530 ou por e-mail para veranstaltungen.fb@uni-erfurt.de.