Gripe aviária no distrito de Greiz: Alto nível de alerta para os agricultores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O subtipo H5N1 da gripe aviária foi detectado no distrito de Greiz em 2 de outubro de 2025. Foram iniciadas medidas contra doenças animais.

Im Landkreis Greiz wurde am 2. Oktober 2025 Geflügelpest vom Subtyp H5N1 festgestellt. Tierseuchenmaßnahmen eingeleitet.
O subtipo H5N1 da gripe aviária foi detectado no distrito de Greiz em 2 de outubro de 2025. Foram iniciadas medidas contra doenças animais.

Gripe aviária no distrito de Greiz: Alto nível de alerta para os agricultores!

Nos últimos dias, o distrito de Greiz espalhou notícias alarmantes. No dia 2 de outubro, um vírus da gripe aviária altamente patogênico do subtipo H5N1 foi detectado em uma fazenda especializada na criação de aves aquáticas caipiras. 138 patos e 15 gansos foram afetados. A origem desta entrada de vírus está sendo determinada. Isto foi relatado por TBV Erfurt.

Para limitar a propagação do vírus, o gabinete veterinário e de controlo alimentar de Greiz iniciou agora medidas de saúde animal. Uma área de proteção com raio de pelo menos 3 quilômetros foi instalada ao redor da empresa afetada. Existe também uma zona de vigilância que cobre um raio de pelo menos 10 quilómetros. Estas medidas afetam não apenas o distrito de Greiz, mas também partes do distrito de Saale-Orla e do distrito de Vogtland, na Saxónia.

É melhor prevenir do que remediar

As explorações afectadas nas regiões são chamadas a observar todas as informações e instruções das autoridades veterinárias e a verificar cuidadosamente as suas medidas de biossegurança. A gripe aviária altamente patogênica, também conhecida como gripe aviária ou gripe aviária, ocorre regularmente na Alemanha, principalmente devido ao subtipo H5N1. Isto é confirmado por uma análise mais aprofundada de BMELH.

É interessante que desde 2024 também tenham sido detectadas infecções com vírus da gripe aviária em explorações de vacas leiteiras nos EUA. Os úberes de vacas leiteiras infectadas parecem ser particularmente susceptíveis ao vírus. No entanto, os riscos para as pessoas na Alemanha são avaliados como extremamente baixos e, em alguns casos, seriam tomadas imediatamente medidas rigorosas de contenção.

A situação na Alemanha

A situação também deve ser vista num contexto internacional. Na Alemanha, já ocorreram nove surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAIV) H5 em aves domésticas em Janeiro de 2024, incluindo em quatro explorações de galinhas poedeiras, quatro explorações privadas e um rebanho de perus de engorda. As aves selvagens também são afetadas, como mostra um relatório recente de 31 casos de HPAIV H5, com os gansos-cracas no Mar de Wadden e outras espécies de aves em vários estados federais sofrendo particularmente. O subtipo H5N1 foi detectado consistentemente nesses casos, com exceção de uma gaivota de dorso preto morta em Heligoland, onde o H5N5 foi identificado, conforme o Instituto Friedrich Loeffler informa.

Os desenvolvimentos actuais realçam a importância de os proprietários de gado planearem com antecedência e tomarem medidas proactivas para proteger a saúde dos seus rebanhos. O cumprimento das medidas de higiene e proteção no manuseio de aves e aves silvestres é de grande importância. Se você tiver um bom controle sobre isso e agir cedo, poderá minimizar os riscos para a sua própria criação de animais.

No geral, a situação permanece tensa e espera-se que as autoridades locais e nacionais continuem a monitorizar activamente para conter a propagação da gripe aviária.