Bad Rodach planeja energia eólica: resistência em Hetschbach e Massenhausen!
A cidade de Bad Rodach está planejando turbinas eólicas perto de Hildburghausen até 2030 e informando as comunidades afetadas sobre a construção.

Bad Rodach planeja energia eólica: resistência em Hetschbach e Massenhausen!
A cidade de Bad Rodach aprovou recentemente uma resolução de longo alcance que visa promover o uso da energia eólica na região. A cidade planeja construir turbinas eólicas até 2030. Uma área prioritária eólica é designada perto do Cinturão Verde, o que também poderia ter um impacto direto nas comunidades vizinhas de Hetschbach (comunidade de Veilsdorf) e Massenhausen (comunidade de Straufhain) na Turíngia. No entanto, este desenvolvimento não é isento de resistências, pois há insatisfação com os planos nas comunidades afectadas. Então relatado no Sul da Turíngia que as preocupações dos cidadãos devem ser levadas a sério.
Turbinas eólicas tornam-se realistas
Como parte de uma resolução do conselho municipal, duas áreas prioritárias para turbinas eólicas foram agora oficialmente estabelecidas. Ao norte de Heldritt, serão planejadas até nove turbinas eólicas na área de “Gellnhausen”, que podem atingir alturas orgulhosas de cerca de 270 metros. Os distritos de Gellnhausen, Lempertshausen, Heldritt, Grattstadt e Bad Rodach são afetados por este projeto. A resolução foi aprovada na noite de segunda-feira com apenas dois votos contra NP Coburgo relatado. Estão previstas três reuniões de cidadãos para os residentes afectados num futuro próximo, a fim de fornecer aos cidadãos informações abrangentes.
Um novo compromisso cívico
Para promover a aceitação de projetos eólicos, a participação dos cidadãos está a tornar-se cada vez mais importante. A organização eueco publicou recentemente diretrizes atualizadas sobre a participação financeira dos cidadãos em projetos eólicos e solares. Estes incluem orientação prática para patrocinadores de projetos e destacam tópicos relevantes como organização e quadro jurídico. Josef Baur, diretor-geral da eueco, salienta que existem inúmeras questões sobre a participação dos cidadãos que são abordadas nas diretrizes. Não só os promotores de projetos beneficiam de novos formatos, como bónus de eletricidade e modelos de eletricidade residente, mas também as comunidades, porque podem expressar melhor os seus interesses, como no site Indústria eólica na Alemanha é explicado.
Perspectivas sobre desenvolvimentos
Com a designação das áreas prioritárias eólicas em Bad Rodach e as iniciativas de participação dos cidadãos, fica claro que a utilização da energia eólica também deve chegar à região. Ainda não se sabe como os planos poderão finalmente ser conciliados com as reservas dos residentes de Hetschbach e Massenhausen. No entanto, este poderia ser um passo interessante no sentido do desenvolvimento de um abastecimento energético mais sustentável. As próximas reuniões de cidadãos serão certamente um factor decisivo para abordar seriamente e talvez até resolver as preocupações dos cidadãos.