Piscinas ao ar livre na Turíngia fecham: Protesto contra cortes em 30 de outubro!
Protestos no distrito de Ilm: As piscinas fecharão em 30 de outubro de 2025 devido a cortes. Reações e demandas dos políticos.

Piscinas ao ar livre na Turíngia fecham: Protesto contra cortes em 30 de outubro!
Num contexto de graves problemas financeiros, muitas piscinas exteriores na Turíngia fecharão as suas portas na quinta-feira, 30 de outubro de 2025, em sinal de protesto contra os cortes no financiamento estatal. Esta é uma mensagem clara dos operadores de pools, que se encontram numa situação cada vez mais precária. No distrito de Ilm, a reacção a esta crise é mista: enquanto a piscina em Ilmenau permanece aberta, a piscina desportiva e de lazer “Am Wollmarkt” em Arnstadt e algumas outras instalações estão a fechar. No entanto, permanece aberto para exceções, como natação escolar. A gerente da piscina, Anette Engel-Adlung, gravou um vídeo para promover a compreensão para o fechamento, já que o dia de protesto está planejado em frente ao parlamento estadual da Turíngia. Este relatório no sul da Turíngia.
As razões deste protesto são variadas. As condições políticas e económicas nas piscinas da Turíngia são particularmente tensas. Para muitas empresas, o aumento acentuado dos custos com pessoal e energia é um problema esmagador que leva à ameaça de encerramentos. De acordo com uma resolução assinada por representantes da política, municípios e associações da Turíngia, exigem anualmente 30 milhões de euros do duplo orçamento da Turíngia 2026/2027 para travar o declínio das piscinas. Os signatários também reiteram a necessidade de um “fundo de dificuldades” para evitar o encerramento iminente de piscinas interiores. Isto é feito pelo n-tv.
O futuro das piscinas da Turíngia
A situação obriga o governo estadual a pensar no futuro dos balneários da Turíngia. Schenk, um interveniente-chave na discussão, sublinha a importância de um novo conceito de pool estatal para 2040, a fim de desenvolver critérios claros de elegibilidade. Neste contexto, é dada especial atenção a locais que possibilitem natação escolar, clubes desportivos e serviços de reabilitação. Isto é importante porque Lutz Thieme, da Universidade de Ciências Aplicadas de Koblenz, tem lidado intensamente com o panorama dos pools na Turíngia e apela a uma gestão inteligente do financiamento dos pools. Ele critica os subsídios fixos, que não atendem às necessidades dos pools. Desta forma, poderia ser encontrada uma solução sustentável que ajudasse as piscinas a sobreviver a longo prazo, em vez de fornecer um apoio selectivo que taparia buracos a curto prazo. Este relatório MDR.
Outro ponto que merece atenção é a urgência de integrar a natação escolar no quotidiano da escola primária e também ter em conta a distância até à piscina mais próxima. O administrador distrital da CDU, Christian Herrgott, destacou recentemente que as piscinas cobertas são essenciais para permitir que as crianças em idade escolar possam nadar. O apoio financeiro foi reduzido a zero, o que é visto por muitos como uma decisão desastrosa. Para melhorar a situação, é necessário um financiamento claro e de longo prazo que tenha em conta os desafios atuais e futuros. A necessidade de conceitos futuros viáveis para os operadores de pools é indiscutível e é abordada em discussões políticas.