Novo ônibus elétrico traz uma lufada de ar fresco ao distrito de Ilm!
O IOV está testando um novo ônibus elétrico no distrito de Ilm até 14 de outubro de 2025 para promover a mobilidade sustentável e modernizar os transportes.

Novo ônibus elétrico traz uma lufada de ar fresco ao distrito de Ilm!
Nos últimos dias, um novo ônibus tem causado entusiasmo e atenção no bairro de Ilm. A IOV Omnibusverkehr Ilmenau está atualmente testando um moderno Scania Fencer f1 Integral EV, um ônibus totalmente elétrico que traz mobilidade ecologicamente correta para as ruas. O teste começou no dia 3 de outubro e estará em operação até 14 de outubro de 2025, com o ônibus sendo utilizado em diversas rotas, inclusive Arnstadt. Este é o terceiro ônibus com motor elétrico que o IOV está testando este ano. Anteriormente, um Iveco Crossway LE Elec e um MAN Lion’s City E foram testados. De acordo com no sul da Turíngia, o objetivo desses testes deveria ser projetar transportes mais sustentáveis.
Por que confiamos na eletromobilidade? Claramente: o mundo está caminhando para o respeito ao meio ambiente. Na Alemanha, os autocarros elétricos e híbridos já representam cerca de 2,4% da frota de autocarros de transporte público de mais de 54.000 veículos, de acordo com o E-Bus Radar 2023. Uma conversão da frota está em curso em muitas empresas de transporte. No entanto, este desenvolvimento tem um preço: um autocarro eléctrico de 12 metros de comprimento custa duas vezes e meia mais que um autocarro convencional a diesel. De acordo com EnBW, são necessários investimentos abrangentes na infraestrutura de carregamento e na modernização dos depósitos para avançar ainda mais a tendência.
Experiência com veículos automatizados
Mas não é apenas o teste do novo ônibus elétrico que está nas manchetes. Há poucos dias, o projeto piloto Camil com microônibus elétricos altamente automatizados foi concluído com sucesso em Ilmenau. Depois de quatro anos, o teste de veículos sem condutor nos serviços regulares de uma empresa de transportes na Turíngia é agora história. Matthias Hein, diretor do Centro de Inovação para Mobilidade da Turíngia, descreveu o projeto como uma experiência importante para a integração de veículos autônomos no transporte público local. Estes esforços conjuntos do IOV e da Universidade Técnica de Ilmenau colocaram em foco a necessidade de investigação e aceitação social, o que é crucial para o futuro da mobilidade, afirma MDR.
Os microônibus sem motorista moviam-se a até 18 km/h entre Neuhäuser Weg, na estação ferroviária, e o campus universitário. Para cumprir os requisitos legais, havia sempre a bordo um acompanhante que poderia intervir em caso de emergência. Os conhecimentos obtidos com o projeto Camil estão agora a ser incorporados no projeto de acompanhamento “P:Mover”. Aqui está sendo testado um veículo totalmente automático, capaz de lidar com situações de estrada mais complexas - embora inicialmente sem passageiros e sem operação regular.
O olhar para o futuro
O ar está finalmente limpo para a mobilidade de amanhã! A rede de rotas em Ilmenau será em breve ampliada para que áreas remotas também possam se beneficiar. O objetivo é claro: desenvolver soluções práticas e autónomas para a mobilidade nas zonas rurais. Com estes avanços e a utilização contínua de veículos eléctricos, os responsáveis mostram que é necessário repensar a mobilidade para proteger o ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Continua a ser emocionante ver como a eletromobilidade se desenvolverá na região, porque uma coisa é certa: o futuro será elétrico!