O estudioso literário Stübe recebe Prêmio Novalis por pesquisa romântica!

O estudioso literário Stübe recebe Prêmio Novalis por pesquisa romântica!
Jena, Deutschland - O renomado Prêmio Novalis foi concedido em 3 de maio de 2025, na estrutura solene da Universidade de Friedrich Schiller Jena. O vencedor do prêmio Raphael Stüben, assistente de pesquisa do Instituto de Literatura Alemã e de sua didática, bem como na Hochstift Livre Alemão, foi concedida por sua dissertação "neo -remantina na virada do século. Transformação de um modelo narrativo romântico por volta de 1900". A International Novalis Society e o Centro de Pesquisa Europeu Romantic Stübes reconhecem, assim, contribuições significativas para a pesquisa romântica, que encontra o maior reconhecimento no campo dos estudos literários.
A dissertaçãoStübes ilumina o desenvolvimento do romance desde o início do século XIX para o neuromanticismo e seus efeitos culturais. Isso mostra que uma mudança em direção a uma "espetividade monoper" tão chamada já é criada no romance. Essa análise também se estende ao trabalho de autores de destaque como Heinrich Mann e Hermann Hesse. Em seu trabalho de pesquisa, a malha é apoiada por uma faculdade de pós -graduação na Universidade de Jena, por exemplo, em seu trabalho, por exemplo, poemas de Richard Dehmel.
ambiente científico
Na corrida -Up para a cerimônia de premiação, ocorreu um colóquio científico, que ocorreu em 2 de maio de 2025, o aniversário de Friedrich von Hardenberg. Aqui, o tópico da "política do romantismo" foi discutido em várias palestras e uma troca sobre os discursos históricos dentro do conceito de romance. Além dos Stoners, Julia Soytek e Martin Ehrler também estavam entre os indicados, cujas dissertações também iluminam aspectos relevantes e abrangentes do romantismo. Em "Tautology Poetics", Soytek examina os limites de falar no romance (inicial), enquanto Ehrler lida com seu trabalho "não paisagens não terrenas" a importância dos motivos românticos na arte moderna.
Esta troca ilustra o animado exame do romantismo no mundo de hoje e o Interesse pelas diversas interpretações e significados do termo. Especialista: Inside, como Sandra Kerschbaumer, exigindo um manuseio responsável de descobertas históricas, enquanto os conceitos do Museu Romântico de Frankfurt mencionado por Anne Bohnenkamp-Renken mostram oportunidades concretas para a transferência de conhecimento.
nova pesquisa romântica
Paralelamente a esses desenvolvimentos, a “nova pesquisa romântica” é publicada em Metzler-Verlag desde 2022, incluindo especialistas como Roland Borgard e Frederike Middeloff. Esta série tem como objetivo reunir impulsos científicos inovadores de diferentes disciplinas e iluminar a tópica do romance. Ele abre o diálogo sobre estudos estéticos, culturais e perspectivas históricas da filosofia e está aberto a contribuições das áreas de literatura, teatro, arte e ciências da mídia, bem como estudos de gênero e humanidades ambientais.
Em resumo, pode -se dizer que o romance é muito popular nos debates científicos de hoje. Com o prêmio de Raphael Stüben, é mais uma vez evidente que um exame intensivo dos tópicos românticos e sua relevância para o presente está em pleno andamento. Nesse sentido, o neuromanticismo é um desenvolvimento emocionante que estimula perspectivas nostálgicas e críticas sobre os desafios modernos.For further information on the background of romantic research, we recommend the detailed reports on uni-frankfurt.de , ontem href = "https://romatikforschung.uni--frankfurt.deuechforkformikforshorshorschorng.unininingfurt.deuechformikforkformkformkformkforshorschung.uniningfurt.deuechforkformikforshorschung.uniningfurt.deuechforkformkforkforkformkformhorshorshorshorshorshorshorschors -furshorshorshorschors" e " romantikforschung.uni-frankfurt.de .
Details | |
---|---|
Ort | Jena, Deutschland |
Quellen |