Chamas vermelhas em Jena: Mais de 6.000 para Antifa contra a direita!
Em Jena, em 14 de junho de 2025, mais de 6.000 pessoas manifestaram-se pela Antifa e contra a violência de direita, apoiadas por grupos nacionais.

Chamas vermelhas em Jena: Mais de 6.000 para Antifa contra a direita!
No dia 14 de junho de 2025, mais de 6.000 pessoas reuniram-se em Jena para enviar um forte sinal contra a repressão estatal e a violência extremista de direita sob o lema “A Antifa é necessária”. Esta manifestação, organizada por uma ampla coligação de grupos antifascistas, atraiu aproximadamente o dobro do número de participantes inicialmente esperado, sublinhando a importância deste evento. O local da manifestação, a praça em frente ao Jentower, foi banhado por um vermelho impressionante pelos participantes com a fumaça das tochas de Bengala. Bombinhas e bombinhas também criaram uma imagem impressionante, como essa Selva.Mundo relatado.
Tal reunião é particularmente importante em Jena, uma vez que os principais perpetradores da Resistência Nacional Socialista (NSU) vêm de lá. O clima foi, portanto, caracterizado por um forte sentimento de solidariedade. Os participantes não só expressaram o seu apoio às vítimas da violência de direita, mas também mostraram a sua determinação no que diz respeito à extradição de Maja T., uma activista antifascista. Ela foi extraditada ilegalmente para a Hungria há um ano e está sendo julgada por lesões corporais graves e por pertencer a uma organização criminosa. Durante a manifestação, o pai de Maja T instou os participantes a absterem-se da violência e apelou a melhores tratamentos e condições de prisão para a sua filha, como o Notícias de Jena perceber.
Um sinal claro contra o extremismo
Os discursos na manifestação foram especificamente dirigidos contra o extremismo de direita e a xenofobia. Tendo em conta o número ainda crescente de crimes de extrema direita na Alemanha, que se reflectiu num aumento notável para 37.835 crimes em 2024, a urgência destes protestos ficou mais uma vez clara. Aqueles também Página do Gabinete de Proteção da Constituição salienta que o número potencial de extremistas de direita violentos foi recentemente estimado em cerca de 15 300 pessoas.
Houve algumas altercações durante o evento, que originaram o registo de cinco infracções, incluindo tentativa e agravamento de agressões pirotécnicas. Um total de três policiais e dois civis ficaram levemente feridos, o que levou a polícia a estar presente com várias centenas de pessoas da Turíngia, Baviera e Saxônia. As restrições de trânsito também perturbaram o centro da cidade durante várias horas, mas isso não diminuiu a determinação dos manifestantes.
Dada a dinâmica social e política, espera-se que tais grandes manifestações não só permaneçam visíveis, mas também perceptíveis para um público amplo, a fim de se concentrarem na ameaça contínua representada pelo extremismo de direita e nas tensões sociais a ele associadas.