Pesquisa de lítio na Turíngia: uma corrida por matérias-primas valiosas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Turíngia procura lítio em vários distritos para atender à crescente demanda por carros elétricos. As empresas solicitam investigações.

Thüringen sucht Lithium in mehreren Landkreisen, um die steigende Nachfrage für Elektroautos zu decken. Unternehmen beantragen Untersuchungen.
A Turíngia procura lítio em vários distritos para atender à crescente demanda por carros elétricos. As empresas solicitam investigações.

Pesquisa de lítio na Turíngia: uma corrida por matérias-primas valiosas!

Algo emocionante está acontecendo no mundo das matérias-primas na Bacia da Turíngia. A procura de depósitos de lítio começou em vários condados e a população regional é agora obrigada a acompanhar de perto a evolução. Alto n-tv Os distritos de Eichsfeld, Nordhausen, Kyffhäuserkreis, Sömmerda, Weimarer Land, Ilm-Kreis, Gotha, Wartburgkreis, bem como as cidades independentes de Weimar e Erfurt são afetados. Uma empresa já iniciou suas próprias pesquisas no local e descobriu evidências de conteúdo de lítio em águas profundas.

No dia 12 de junho, a empresa apresentou pedido de autorização para novas investigações, que está em tramitação. Além do lítio, a empresa também pretende encontrar manganês e zinco. No entanto, como esperado, a perfuração de teste requer aplicações adicionais. O interesse pelo lítio não é acidental, pois esta matéria-prima é essencial para a produção de baterias para carros elétricos.

Lítio no foco da indústria

A crescente procura por carros eléctricos, em particular, está a despertar o interesse no lítio. A Esso também apresentou um pedido para investigar possíveis depósitos de lítio em partes da Turíngia. A área que a Esso chama de “Turíngia-Nord” inclui em particular o Wartburgkreis e o Unstrut-Hainich-Kreis, como MDR relatado. Um porta-voz do gabinete estatal não conseguiu nomear exactamente os distritos afectados, mas comunidades informadas como Hörselberg-Hainich e Drei Gleichen deverão receber mais clareza nos próximos meses.

A razão da pesquisa é clara: o lítio tornou-se uma das matérias-primas mais procuradas no mundo. O recurso é necessário com mais urgência do que nunca na produção elétrica. As previsões mostram que a procura mundial de lítio aumentará, enquanto a produção ainda está atrasada. Como Pesquisa e conhecimento observa que a Europa poderá enfrentar uma escassez significativa de 467 mil toneladas de carbonato de lítio até 2030.

Os principais países produtores, como Chile, Argentina, China e Austrália, são atualmente os principais players do mercado, enquanto a Alemanha possui reservas inexploradas de lítio. De acordo com especialistas do Fraunhofer IEG, a Alemanha poderia desempenhar um papel mais importante no futuro, mas teria de iniciar medidas e investimentos adequados para o conseguir.

Um olhar para o futuro

Os especialistas concordam: sem a expansão da produção de lítio e a investigação eficaz sobre novas tecnologias de baterias, as coisas serão difíceis para o segmento dos automóveis eléctricos. Por isso, continua a ser emocionante ver até que ponto a iniciativa pode dar frutos na Turíngia. Só o tempo dirá se e quando surgirão os primeiros sucessos. No entanto, uma coisa é certa: no mundo em rápida evolução dos veículos eléctricos, o lítio continuará a ser popular.

Os próximos meses serão provavelmente de extrema importância não só para as comunidades afetadas, mas para toda a região da Turíngia, no que diz respeito a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado emergente do lítio.