As usinas de varanda estão crescendo: mais de 220.000 novos sistemas em seis meses!

As usinas de varanda estão crescendo: mais de 220.000 novos sistemas em seis meses!
Schmalkalden-Meiningen, Deutschland - O que está acontecendo nas usinas da varanda na Alemanha? Atualmente, há um enorme aumento na popularidade desses pequenos sistemas fotovoltaicos que estão integrando cada vez mais pessoas em seus apartamentos e jardins. Na primeira metade de 2025, foi alcançado um novo destaque com mais de 220.000 novas usinas de varanda. De acordo com Solar Facilities.
A estrutura legal na Alemanha é relativamente relaxada. De acordo com a Lei de Energias Renováveis (EEG), as usinas de varanda de até 600 W podem ser operadas pelo operador de rede sem uma mensagem. Isso contribuiu para aumentar significativamente o uso. Na Europa, no entanto, existem diferenças: enquanto regras mais rigorosas se aplicam em outros países, os consumidores alemães se beneficiam de incentivos financeiros e manuseio simples.
Desenvolvimento de mercado e perspectivas futuras
O desenvolvimento do mercado é, portanto, promissor. A Baixa Saxônia e a Renânia-Palatinato têm a maior densidade de usinas de varanda por 1.000 famílias, com mais de 34 e quase 31 plantas. A tendência mostra claramente que mais e mais pessoas confiam em soluções sustentáveis. Essas pequenas usinas de energia não fazem apenas parte da transição energética, mas também um sinal da crescente consciência dos consumidores.
O equilíbrio ambiental desses dispositivos também é positivo. Eles geram menos eletricidade do que sistemas maiores, mas promovem a aceitação e a participação da população na transição energética.
Resumido: as usinas de varanda são mais do que apenas uma tendência; Eles são um importante bloco de construção no caminho para um futuro de energia sustentável. Com uma variedade de alívio e apoio legais do mercado, eles parecem estar na melhor maneira de mudar o comportamento energético na Alemanha.
Details | |
---|---|
Ort | Schmalkalden-Meiningen, Deutschland |
Quellen |