Nova lanchonete Arabesque delicia Schmalkalden com especialidades sírias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A lanchonete “Arabesque” com especialidades sírias foi inaugurada em Schmalkalden em 11 de agosto de 2025, dirigida por Wissam Alkatib e Nashwa Alsamsam.

In Schmalkalden eröffnete am 11.08.2025 der Imbiss „Arabesque“ mit syrischen Spezialitäten, betrieben von Wissam Alkatib und Nashwa Alsamsam.
A lanchonete “Arabesque” com especialidades sírias foi inaugurada em Schmalkalden em 11 de agosto de 2025, dirigida por Wissam Alkatib e Nashwa Alsamsam.

Nova lanchonete Arabesque delicia Schmalkalden com especialidades sírias!

Algo está acontecendo no setor culinário de Schmalkalden. Com a inauguração do novo snack-bar “Arabesque” na Reihersgasse 28, a cozinha síria na Turíngia está a ser enriquecida. A lanchonete foi inaugurada oficialmente em 11 de agosto de 2025 e já é muito frequentada. O operador Wissam Alkatib e sua esposa Nashwa Alsamsam levam sua paixão pela culinária síria ao coração da Turíngia.

Wissam, que veio para a Alemanha como refugiado em 2014, e sua esposa atenderam ao apelo do povo de Schmalkalden, que há muito pedia um Arabesco. O casal já dirige um café com o mesmo nome em Meiningen e com a mudança para Schmalkalden deram o próximo grande passo na sua carreira gastronómica. A lanchonete oferece um cardápio tentador com especialidades como falafel, homus, manakish, quibe e balah al-sham. Aqui, os temperos típicos da culinária síria como o cominho, o açafrão e o cardamomo são experimentados ao máximo.

Um lugar de encontro

Porém, a lanchonete “Arabesco” deve ser mais do que apenas um lugar para comer bem. Wissam e Nashwa estabeleceram como objetivo criar um local de encontro que conecte culturas e promova o intercâmbio. Isto faz parte de uma tendência geral em que a gastronomia serve como meio de integração. Muitas iniciativas, por exemplo, de Munique, relatam abordagens semelhantes em que os refugiados estão envolvidos na indústria da restauração, a fim de reduzir preconceitos e iniciar conversas entre si, como documenta a Deutschlandfunk.

A abertura do “Arabesco” foi homenageada por vários representantes da política e da administração, incluindo o vereador de Schmalkalden, Christoph Zimmermann. A cidade não só alcançou uma nova oferta culinária, mas também um passo em direção à integração e uma oportunidade para revitalizar a paisagem urbana.

Um toque de casa

Numa altura em que a mudança é muito popular, o snack-bar representa um oásis da cozinha tradicional síria. O casal Alkatib impressionou o júri da “FreiRaumScholarship” com o seu conceito, que pretende preencher espaços vazios com ofertas inovadoras de restauração. Com um total de quatro candidaturas para o local, o casal sírio acabou por ganhar o contrato, o que envia um sinal claro: não só a comida, mas também a humanidade é muito importante aqui.

A lanchonete funciona nos dias úteis, das 9h às 14h, mas ampliações no cardápio e ajustes no horário de funcionamento já estão previstas até o final do ano. Será interessante ver o que mais Wissam e Nashwa irão evocar em sua cozinha ao longo do tempo.

Colônia é conhecida pela sua diversidade e, acima de tudo, pela sua abertura ao novo. O “Arabesco” é um exemplo impressionante de como a gastronomia pode construir pontes entre culturas. Aproveite as delícias sírias e apoie os empreendedores locais que estão vivendo seus sonhos com muita paixão e comprometimento!