Röthen completamente seco: o distrito de Sonneberg luta contra a escassez de água!
No distrito de Sonneberg, o rio Röthen secou devido à seca extrema. Altas temperaturas e falta de precipitação são as causas.

Röthen completamente seco: o distrito de Sonneberg luta contra a escassez de água!
Na idílica região do distrito de Sonneberg, onde o Röthen flui pacificamente pela paisagem como um afluente do Itz com 25 quilómetros de extensão, a realidade parece actualmente completamente diferente. Como insuedthueringen.de Alegadamente, o rio está completamente seco. Normalmente a água jorra mais de um metro de altura no centro histórico de Sonneberg, mas as altas temperaturas persistentes e a falta de precipitação levaram a esta situação preocupante.
Os meteorologistas do Serviço Meteorológico Alemão (DWD) culpam as condições climáticas extremamente secas: de fevereiro a abril de 2025, a Alemanha viveu o período mais seco desde 1931. Março foi particularmente dramático, quando apenas 21% da precipitação habitual caiu. Isto não afetou apenas o Röthen, mas também muitas outras fontes de água na região e fora dela. Em maio de 2025 restaram apenas 48 l/m² de chuva, o que corresponde a 68% do valor habitual do período de referência 1961-1990, segundo este Umweltbundesamt.de.
Consequências para os ecossistemas e a agricultura
Os efeitos desta seca são de grande alcance e devem ser abordados com urgência. O Funk alemã alerta para o caos ecológico que se forma devido à queda do nível da água. A agricultura, em particular, está a sofrer com as condições, com muitos agricultores forçados a recorrer à irrigação artificial para salvar os seus campos. As plantas jovens e as culturas com raízes superficiais são particularmente suscetíveis a esta falta de água.
Os períodos de seca não têm apenas impacto no rendimento das culturas, mas também na biodiversidade local. As plantas, os animais e, por último mas não menos importante, os insectos, que dependem de habitats húmidos, lutam pela sobrevivência. A Federação Alemã para o Ambiente e a Conservação da Natureza (BUND) apela, portanto, a medidas para restaurar habitats danificados e reforçar a diversidade biológica. Os residentes também são chamados a agir e implementar medidas de poupança de água para garantir a disponibilidade local de água.
Um desafio para todos
O sistema de equilíbrio hídrico na Alemanha enfrenta enormes desafios. As alterações climáticas fizeram com que o verão trouxesse menos precipitação, enquanto as chuvas de inverno aumentaram. Isto tem um impacto negativo no armazenamento de água subterrânea. O monitor da seca mostra que a camada superficial do solo secou significativamente em muitas regiões da Alemanha. E embora a quantidade de água ainda seja suficiente em partes do norte da Baixa Saxónia e dos Alpes, o norte e o nordeste da Alemanha vêem as coisas de forma ainda mais dramática.
O governo federal e outras instituições já tomaram medidas iniciais para superar esses desafios. A Estratégia Alemã de Adaptação às Alterações Climáticas e a Estratégia Nacional da Água visam melhorar a utilização dos recursos hídricos e responder às alterações das condições climáticas. Em particular, melhorar a eficiência do uso da água e promover a retenção de água na paisagem são fundamentais para isso.
Portanto, a situação não é apenas desagradável para as pessoas afectadas, mas um verdadeiro desafio que afecta todos, desde os agricultores aos residentes. Resta esperar que a chuva em breve traga uma recuperação e o Röthen possa brilhar no seu antigo esplendor para que a vida nas margens volte ao normal.