Alarme de incêndio florestal na Turíngia: Saúde em risco, feche a janela!
Incêndio florestal na Turíngia: Alertas de fumaça para Sonneberg e distritos vizinhos. Siga as instruções de saúde.

Alarme de incêndio florestal na Turíngia: Saúde em risco, feche a janela!
As chamas estão ardendo na Turíngia: Um incêndio florestal significativo se desenvolveu em Saalfelder Höhe, que não só está afetando gravemente a vegetação local, mas também a qualidade do ar. De acordo com Antenne.de, vários distritos da Turíngia e da Baviera foram alertados sobre o desenvolvimento de fumaça, pois os gases da fumaça estão se movendo em direção ao sudeste e os moradores devem prestar atenção.
O distrito de Saalfeld-Rudolstadt disparou um alarme de catástrofe. O incêndio florestal, que atinge agora uma área de cerca de 250 hectares, poderá alastrar-se ainda mais. O que preocupa é a atual seca, que promove a rápida propagação de incêndios, especialmente em antigas áreas de treino militar. Além da Turíngia, os distritos de Sonneberg e Saale-Orla-Kreis também são afetados, enquanto na Baviera os distritos de Kronach, Kulmbach e Hof emitiram alertas correspondentes. No entanto, nenhum risco específico para a saúde está excluído em Hof, enquanto os cidadãos de Kronach são instados a ter cautela.
Preparação e suporte
Os serviços de emergência estão preparados para uma operação prolongada. Cerca de 180 bombeiros estão no local e se preparam para combater as chamas. A situação é grave: o incêndio em Gohrischheide expandiu-se dramaticamente num curto espaço de tempo e afecta actualmente cerca de 600 hectares. Cerca de 100 pessoas tiveram de ser evacuadas da cidade de Heidehäuser, incluindo cerca de 45 residentes, à medida que aumentava o risco de o incêndio se espalhar para os edifícios. Os residentes são chamados a abandonar as suas casas imediatamente através da aplicação de alerta NINA.
Outros 100 serviços de emergência do sul da Turíngia são solicitados a extinguir o incêndio. Helicópteros da polícia e carros de bombeiros estão prontos para combater as brasas que estão localizadas nas áreas florestais de difícil acesso. A função do corpo de bombeiros não é apenas apagar o incêndio, mas também tomar medidas rápidas para evitar que ele se espalhe.
Riscos para a saúde causados pela fumaça
Outra preocupação são os efeitos do fumo na saúde. A Agência Federal do Meio Ambiente alerta que os incêndios florestais liberam vários poluentes no ar - incluindo poeira fina e monóxido de carbono. Essas substâncias podem não apenas irritar o trato respiratório, mas também sobrecarregar o sistema cardiovascular. Pessoas com doenças respiratórias ou problemas cardiovasculares estão particularmente em risco. A poluição por partículas pode penetrar profundamente nos pulmões e causar sérios problemas de saúde, como hipertensão ou até hospitalização. Portanto, é aconselhável manter as janelas e portas fechadas e desligar a ventilação e o ar condicionado para minimizar o risco de riscos para a saúde.
A situação actual na Turíngia mostra-nos mais uma vez quão vulnerável é o nosso ambiente e quão rapidamente um perigo pode desenvolver-se, mesmo em tempos supostamente calmos. Embora os serviços de emergência façam tudo o que podem para controlar as chamas, resta esperar que os residentes permaneçam seguros e que a sua saúde não seja colocada em risco. Mais informações sobre os efeitos dos incêndios florestais na qualidade do ar podem ser encontradas no site da Agência Federal do Meio Ambiente aqui.