75 anos de Awo: Suhl celebra a lenda de duas rodas em duas rodas!
75 anos de Awo: Suhl celebra a lenda de duas rodas em duas rodas!
Em 9 de julho de 2025, uma ocasião muito especial será comemorada em Suhl: o 75º aniversário do AWO (planta de automóveis Oberndorf), conhecida por suas lendárias motos de quatro temas, atrai numerosos fãs. A cidade, que orgulhosamente se apresenta como Zweirad Stronghold e a antiga cidade de Arms, há muito tempo está entrelaçada com a produção de motocicletas. A grande aparição recentemente, o Simson-Zweigakter, mostrou que a tradição permanece viva. Frank Jonke, um verdadeiro entusiasta da AWO, participou de todos os 16 passeios clássicos de carros com seu Awo Sport de 1959, que mostra o quanto o interesse nessas máquinas impressionantes está enraizado.Recentemente, houve uma impressionante reunião de Simson em Suhl. Aqui, os participantes foram capazes de experimentar o fascínio e o valor histórico dos veículos de perto. Outro destaque já está nos blocos de partida: em setembro, um passeio clássico de carro está planejado para comemorar o 75º aniversário do AWO.
As raízes do awo
A história do AWO começou após a Segunda Guerra Mundial, quando partes da Simson & Co. foram integradas à corporação de ações soviéticas Sag Awtowelo. Em 1948, a empresa foi contratada para desenvolver uma motocicleta adequada para o Sidecar com um motor de 250 cm³ de quatro tempos. O AWO 425, também conhecido como "Hammer Steam" na Leipzig Spring Fair em 1950, estabeleceu novos padrões em produção de dois rodas. As cabeças relevantes por trás do design foram Ewald Dähn, Helmut Pitz e Michael Heise. Mais de 1000 máquinas foram construídas até o final do ano e rapidamente garantiram um lugar na história.
Ao longo dos anos, o modelo se desenvolveu ainda mais, de modo que, além do popular Tour Awo, um modelo mais esportivo produzido por Simson 425s. Um total de 212.613 motocicletas deixou as oficinas de Simson Suhl, com o AWO 425 e o Simson 425S sendo o mais conhecido entre eles. Mas em 1961, a produção de motocicletas em Suhl terminou na decisão da gestão econômica da RDA. A produção foi transferida para Zschopau, MZ Motorcycle Work.
MotocicletasGDR: mais do que apenas máquinas
motocicletas e ciclomotores desempenham um papel importante na memória coletiva da RDA. O AWO não era apenas um modelo popular, também significa uma era inteira de trabalho industrial que foi caracterizado por produção em massa e projetos funcionais. Além do AWO, os modelos da EMW e da MZ também estavam em demanda na história. O progresso técnico na RDA foi mais lento do que no Ocidente, mas desenvolvimentos inovadores, como os motores de dois tempos, são muito importantes.
Após a reunificação, o interesse em motocicletas de RDA foi inicialmente baixo. Mas, nos últimos anos, a folha mudou: muitos modelos antigos conquistaram o coração dos colecionadores e mostram um aumento constante de valor. A raridade e a condição das motocicletas desempenham um papel crucial. Mais e mais pessoas estão descobrindo a alegria de restaurar e manter essas testemunhas técnicas, que também são promovidas pelo estabelecimento de vários clubes e fóruns on -line.
Numa época em que os sentimentos nostálgicos são muito populares, o AWO continua sendo um exemplo brilhante da rica cultura e história tecnológica do passado. O 75º aniversário não é devidamente comemorado em Suhl, mas também no coração de muitos fãs que continuam a história das motocicletas de Suhl.
Details | |
---|---|
Ort | Suhl, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)