Rios da Turíngia em perigo: baixos níveis de água causam alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Turíngia, a baixa pluviosidade leva a níveis de água pronunciados e baixos. No entanto, os especialistas não veem motivo para preocupação.

In Thüringen führen niedrige Niederschläge zu einem ausgeprägten Niedrigwasser. Experten sehen jedoch keinen Anlass zur Sorge.
Na Turíngia, a baixa pluviosidade leva a níveis de água pronunciados e baixos. No entanto, os especialistas não veem motivo para preocupação.

Rios da Turíngia em perigo: baixos níveis de água causam alarme!

Na Turíngia, a situação da água é atualmente um desafio que afeta tanto os cidadãos como as autoridades. Devido à pluviosidade persistentemente baixa, muitos rios transportam pouca ou muito pouca água. De acordo com as informações atuais do thueringen.de A situação de vazante é pronunciada, o que não é incomum nesta época do ano. Stefan Brune, chefe do Centro de Competência Climática da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Mineração e Conservação da Natureza da Turíngia, tranquiliza a população e enfatiza que não há motivo para preocupação.

O que é particularmente digno de nota é que, de acordo com o portal de vazantes da autoridade, apenas cinco níveis de água - Ulster, Nesse, Saale, Orla e Helbe - não indicam vazantes. Outro ponto é que os níveis de enchimento das cinco principais barragens de água potável estão dentro dos limites habituais, embora sejam neste momento os mais baixos dos últimos cinco anos. De novembro a abril, uma média de área de apenas 239 milímetros de precipitação caiu na Turíngia, o que representa um desvio significativo da precipitação média de 325 milímetros no período de referência 1961-1990.

Seca e seus efeitos

Assim como a análise ambiente.thueringen.de mostra que as alterações climáticas são um factor decisivo que leva a fases de seca mais frequentes e a stress no nosso equilíbrio hídrico. A indústria da água é, portanto, forçada a reavaliar a gestão e a disponibilidade da água. Com a introdução do portal de vazantes em 2021, os cidadãos podem ser informados sobre os níveis de água, precipitação, humidade do solo e os níveis de água das barragens.

O objetivo do portal de águas baixas é claro: promover o uso eficiente e a proteção da água. A Turíngia apresenta-se como pioneira, uma vez que uma estratégia nacional de escassez de água foi lançada em maio de 2022. Esta estratégia inclui melhores previsões, resolução de problemas e a criação de balanços hídricos pelo Gabinete do Estado da Turíngia para o Ambiente, Mineração e Conservação da Natureza. Além disso, estão a ser planeados testes de esforço climático com fornecedores de água e abastecimentos de água de longa distância para testar os sistemas de abastecimento durante vários verões secos.

Medidas e ajustes de longo prazo

São necessárias estratégias de adaptação a longo prazo para enfrentar os desafios actuais e futuros. Os especialistas sublinham que as diferenças nacionais no impacto das alterações climáticas nos equilíbrios hídricos devem ser tidas em conta. Embora seja esperado um aumento da seca no nordeste da Alemanha, a investigação também mostra que os níveis de água em muitos lagos de Brandemburgo poderão cair, como no oekom.de é apresentado.

Melhorar a retenção de água nas barragens e examinar as barragens não utilizadas, tais como pequenas instalações de armazenamento, também estão na agenda, tal como os rios naturais que são mais resilientes às alterações climáticas. Ao mesmo tempo, o foco está na agricultura adaptada ao clima, com o objectivo de seleccionar culturas que requerem menos água.

A situação na Turíngia é uma indicação clara de que soluções sustentáveis ​​e uma gestão prudente da água são essenciais para garantir a disponibilidade de água mesmo em tempos de seca.