O púlpito de pedra mais antigo do mundo: reinauguração comemorativa em Heldburg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Dia da Reforma, 31 de outubro, o púlpito de pedra protestante mais antigo de Heldburg será reinaugurado. Culto festivo às 17h.

Am Reformationstag, 31. Oktober, wird die älteste evangelische Steinkanzel in Heldburg wieder eingeweiht. Festgottesdienst um 17 Uhr.
No Dia da Reforma, 31 de outubro, o púlpito de pedra protestante mais antigo de Heldburg será reinaugurado. Culto festivo às 17h.

O púlpito de pedra mais antigo do mundo: reinauguração comemorativa em Heldburg!

Em Heldburg, a comunidade protestante dá exemplo de tradição e cultura. No dia 31 de outubro de 2025, o púlpito de pedra protestante mais antigo do mundo será reinaugurado em um serviço festivo às 17h. Este dia especial cai no Dia da Reforma e não é apenas um evento religioso, mas também uma celebração cultural que destaca a importância da Reforma. ekmd.de informa que o sermão comemorativo será proferido por Friedrich Kramer, bispo regional da Igreja Evangélica na Alemanha Central (EKM).

A missa, que acontece na igreja da cidade de Heldburg, é acompanhada por uma apresentação musical. Obras do compositor de Heldburg, Eucharius Hoffmann, serão executadas pelo Collegium musicum Hildburghausen, bem como pelo conjunto de flautas Eisfelder e um solista. Após a cerimônia, todos os visitantes são convidados a comer e comemorar juntos, que terá início às 15h.

Um púlpito com história

O púlpito, construído em 1536, não é apenas considerado uma peça importante da história da Reforma, mas também tem uma emocionante história de origem. Foi fundado por Friedrich Schwalbe, o primeiro superintendente em Heldburg, que estudou pessoalmente com Martinho Lutero em 1515. As imagens artísticas do púlpito são baseadas em modelos de Lucas Cranach, o Velho. e foram criados pelo escultor Bernhard Friedrich de Halle. O púlpito foi originalmente colocado na nave central da igreja para colocar a proclamação da Palavra de Deus no centro do culto.

A remodelação da igreja entre 1819 e 1826 levou ao desmantelamento do púlpito e da pia batismal, mas restaram peças. Graças à restauração e reinstalação realizada pelo restaurador de pedras Hendrik Romstedt, apoiado pelo Ministro Federal da Cultura e Mídia, bem como pela Fundação EKM de Arte e Patrimônio Cultural e pelo Escritório de Monumentos do Estado, o púlpito está agora brilhando novamente em sua localização original.

Educação e desafios

Enquanto o regresso à tradição é celebrado em Heldburg, a educação hoje tem de enfrentar desafios completamente diferentes. A pandemia forçou muitos estudantes a mudar para o ensino virtual em 2020. Muitas universidades estão a planear um regresso aos formatos presenciais, mas a incerteza permanece. brookings.edu relata que novas variantes do coronavírus e baixas taxas de vacinação estão influenciando a situação.

Estudos mostram que os estudantes on-line geralmente têm pior desempenho, especialmente entre aqueles que estão menos preparados academicamente. Algumas instituições continuarão a oferecer cursos híbridos ou online, enquanto outras poderão voltar ao ensino totalmente digital. Os impactos negativos são visíveis e as universidades enfrentam o desafio de compensar as perdas de aprendizagem e oferecer flexibilidade aos estudantes.

Seja na tradição ou na educação – uma coisa permanece clara: os desafios são diversos e é preciso ter mão boa para dominá-los e tirar o melhor partido das circunstâncias.