Halle (Saale) lembra as vítimas: seis anos após o ataque!
Em 9 de outubro de 2025, Halle (Saale) comemorará o sexto aniversário do ataque terrorista na sinagoga com inúmeros eventos.

Halle (Saale) lembra as vítimas: seis anos após o ataque!
No dia 9 de outubro de 2025, as pessoas em Halle (Saale) recordaram as vítimas do terrível ataque terrorista ocorrido há exatamente seis anos. Às 12h03, todos os sinos das igrejas tocaram em toda a cidade e os veículos da Halleschen Verkehrs AG (Havag) pararam por um minuto para fazer uma homenagem. Este gesto pretendia homenagear as vítimas e as suas famílias e unir a cidade numa memória silenciosa. A Comunidade Judaica de Halle, juntamente com a cidade de Halle e o Distrito da Igreja Evangélica de Halle-Saalekreis, convidaram pessoas para os eventos comemorativos, que representam uma parte importante da vida social e ilustram a coesão da comunidade da cidade.
Às 12h, vários residentes de Halle se reuniram na sinagoga para uma lembrança silenciosa. O Administrador Distrital Hartmut Handschak também participou na cerimónia e depositou flores para mostrar o seu respeito. Os cidadãos tiveram a oportunidade de ver o monumento da comunidade judaica até às 14h30. A tarde foi enriquecida com um passeio memorial, organizado pela “Halle gegen Rechts – Alliance for Civil Courage”, que teve início às 14h00. no Steintor e terminava na Ludwig-Wucherer-Straße. A partir das 16h às 18h houve outra comemoração sob o lema “No dia 9 de outubro e 364 dias por ano: crie espaços de memória!” aconteceu.
Presença policial e medidas de segurança
Conforme informou a polícia da Saxônia-Anhalt, o comprometimento dos policiais durante os eventos memoriais foi notável. O objetivo era garantir a segurança dos participantes e garantir que tudo corresse bem. Os acontecimentos foram tranquilos e não houve incidentes significativos, o que a polícia considerou muito satisfatório. Foram implementadas medidas de trânsito, incluindo o fechamento de Steintor, Ludwig-Wucherer-Straße e ruas adjacentes. Estas medidas foram executadas conforme planeado e foram novamente levantadas após o término dos acontecimentos.
Comemoração e situação política atual
Os eventos comemorativos em Halle decorreram num contexto social caracterizado por um aumento do anti-semitismo. Foi apenas no dia 7 de Outubro de 2025, por ocasião do segundo aniversário do ataque do Hamas a Israel, que o Chanceler Federal Friedrich Merz enfatizou a necessidade de combater decisivamente o anti-semitismo na Alemanha. Isto lembra aos cidadãos o importante papel da memória na demonstração de solidariedade para com os outros judeus. O dia 7 de outubro de 2023 é registrado como um dia negro na história do povo judeu e o presidente Frank-Walter Steinmeier apelou a um ambiente de vida em que os judeus possam viver sem medo.
Em Halle e não só, as pessoas hoje, como no passado, estão empenhadas em manter vivas as memórias e em lutar por uma sociedade solidária e respeitosa. Os eventos comemorativos não são apenas um sinal de memória, mas também um convite a todos para ajudarem a moldar um futuro pacífico.