Protesto pacífico em Hellersdorf: Orange Bank diz não à violência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba tudo sobre o banco laranja de Berlim que se posiciona contra a violência contra as mulheres. Ações, humor e muito mais.

Erfahren Sie alles über die orangefarbene Bank in Berlin, die gegen Gewalt an Frauen ein Zeichen setzt. Aktionen, Stimmung und mehr.
Saiba tudo sobre o banco laranja de Berlim que se posiciona contra a violência contra as mulheres. Ações, humor e muito mais.

Protesto pacífico em Hellersdorf: Orange Bank diz não à violência!

Hoje existe uma atmosfera pacífica na vibrante capital, mais precisamente na Leon-Jessel-Platz, também conhecida como Pilz-Platz. Aqui, os pardais lutam por migalhas de baguete, enquanto uma impressionante fonte em forma de um grande cogumelo de pedra proporciona uma visão especial. Também há latas de lixo laranja neste lugar que fazem você pensar com as palavras “Bucket Loves You”. O laranja não é apenas uma cor marcante, mas também simboliza o movimento antiviolência.

A importância deste projecto é particularmente enfatizada pelo compromisso do distrito de Marzahn-Hellersdorf. Um banco laranja foi instalado aqui para enviar uma mensagem forte contra a violência contra as mulheres. A inscrição “Hellersdorf diz não à violência” não só transmite uma mensagem clara, mas também leva a um código QR que remete a conselhos e ofertas de ajuda. Isto é particularmente importante porque, de acordo com o Gabinete Federal para as Responsabilidades da Família e da Sociedade Civil, cerca de 40% das mulheres na Alemanha sofreram violência física desde os 16 anos de idade.

Um novo sinal para um velho problema

A presidente da Câmara distrital, Nadja Zivkovic (CDU), enfatizou a diversidade e a extensão assustadora da violência contra as mulheres na nossa sociedade. Para chamar a atenção para este problema, o banco foi iniciado no âmbito de uma campanha do Zonta Club. Este clube internacional de serviço às mulheres visa fortalecer os direitos das mulheres e aumentar a consciência da sociedade sobre estas questões, originalmente através da iluminação laranja, entre outras coisas.

Uma abordagem bem-sucedida, como mostra a campanha do distrito de Rhein-Sieg. O conceito de bancos laranja foi aí lançado em 2021. A ideia deste projeto era chamar a atenção para as queixas que se tornaram ainda mais evidentes como resultado da pandemia corona e da crise energética de uma forma particularmente sustentável e com um bom talento para soluções. O BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) também está ativamente envolvido no assunto e deu às suas contas nas redes sociais o lema “Porque nós amamos você” para enviar um sinal de solidariedade.

Comunidade e engajamento

Outro lugar notável onde este movimento continua é Bremen. No dia 12 de dezembro de 2024, foi instalada a quarta bancada laranja no âmbito da campanha ZONTA diz NÃO contra a violência contra a mulher. Cidadãos atentos reuniram-se à entrada do ginásio Sport Lounge Munte para celebrar o evento. O diretor administrativo Jürgen Kohne e sua equipe estiveram ativamente envolvidos na configuração, enquanto a Prof. Dra. Johanna Myrzyk, presidente do ZONTA Club Bremen, explicou os pontos-chave da campanha.

No seu discurso emocionado, Kohne falou sobre o aumento da violência na sociedade e a necessidade de tomar medidas decisivas contra ela. A cerimónia terminou com uma rodada de convívio de ponche e biscoitos, que só reforçou o sentido de comunidade e o bom humor.

Em resumo, iniciativas como o banco laranja enviam um sinal importante. Lembram-nos que cabe a todos nós defender a segurança e os direitos das mulheres. Visitantes e residentes são convidados a conhecer as ofertas e centros de apoio e a contribuir ativamente no combate à violência.