Qualidade alarmante do ar em Brandenburgo: os níveis de poeira finos explodem valores limitados!

Qualidade alarmante do ar em Brandenburgo: os níveis de poeira finos explodem valores limitados!

Brandenburg an der Havel, Deutschland - A qualidade do ar em Brandenburgo e Der Havel dá motivo para preocupações. Em 18 de junho de 2025, os alarmantes valores de poeira fina foram medidos na estação de medição em Werner-Seelen-Seelen-Sportplatz. As medições de corrente mostram uma concentração de 100 µg/m³ para PM10, o que excede o limite para "muito ruim". This limit is 50 µg/m³ per cubic meter of air, with loud MAZ-ONLINE.de only exceeded in a ano é.

Os riscos à saúde não devem ser subestimados: cerca de 240.000 pessoas morrem na UE todos os anos devido a cargas de poeira finas. Uma recomendação de curto prazo é evitar o ar "muito ruim" para evitar o esforço físico ao ar livre, especialmente para pessoas sensíveis. No caso de qualidade do ar "ruim", as pessoas sensíveis também devem evitar esforços ao ar livre, enquanto no caso de qualidade "moderada", nenhum efeito imediato da saúde pode ser esperado, mas é necessário cautela.

poeira fina e suas fontes

Mas o que causa essa poeira fina? Os valores finos de poeira para PM10 e desde 2008 para PM2.5 foram registrados na Alemanha. O tráfego, a indústria e outros emissores são a principal causa dos altos valores, especialmente nas áreas metropolitanas. Comparado aos anos 90, as médias anuais do PM10 de 50 µg/m³ caíram atualmente entre 15 e 20 µg/m³, conforme relatado pelo Bundesamt . Condições climáticas, como inverno seco ou verão quente, podem levar a valores temporariamente altos. Em 23 de janeiro de 2017, foi medido um valor alarmante de 176 µg/m³.

Mas o tráfego não é apenas um problema: além de poeiras finas primárias que vêm diretamente de fontes como veículos ou plantas industriais, também existem poeira fina secundária que surgem de reações químicas no ar. Estes podem ser causados por poluentes gasosos, como amônia e dióxido de enxofre, o que também reforça a carga.

Riscos atuais para a saúde

Uma carga abrangente de pó fino e dióxido de nitrogênio é evidente na Alemanha. De acordo com os dados mais recentes da ajuda ambiental alemã, 99 % das estações de medição excedem a recomendação da OMS de 5 µg/m³ para poeira fina. Quase três quartos das estações mostram valores acima de 10 µg/m³ para dióxido de nitrogênio, especialmente em cidades como Munique e Essen, que geralmente são os líderes ao limite de 40 µg/m³. O [{alemão ambiental hilfe}] (https://www.duh.de/presse/pressemitteilungen/presseigeigteilung/neue-deschte-gege-geschschaedlichtlichtlichtlichtlichtlichtlichtlichtlichtlichethtlichen-ueberFerfe-invien----SeUNTSCHTLICHTLICHTLICHTLICHTLICHEN-UEBERFERFERFERFORTH-DEUTSH-DEUTSHEURTSHEURTSHEURTSHEURTSHEURTSHEUNDSCHTLICHTLICHTLICHTLICHEN-GERIFEDERFERFERFERFEN-DEUND-DEUND-DEUND-DEUNGHTLICHTLICHTLICHTLICHO No início de 2025, de acordo com as recomendações da OMS.

As recomendações da OMS foram drasticamente reduzidas em 2021. No caso de conformidade estrita, 28.900 mortes por poeira fina e 10.000 por dióxido de nitrogênio poderiam ser evitadas na Alemanha anualmente. Ainda são permitidos o limite de poeira fina que a saúde já é de 9 µg/m³ nos Estados Unidos, enquanto os valores da Alemanha de até 25 µg/m³ ainda são permitidos.

Resta ver quais medidas são tomadas para melhorar de forma sustentável a qualidade do ar. O ar que respiramos tem um impacto direto em nossa saúde e bem -estar. Portanto, é crucial que o governo federal e os cidadãos estejam lutando ativamente por um ar melhor.

Details
OrtBrandenburg an der Havel, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)