Eberswalde anuncia os vencedores do Prêmio Integração do Estado 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 19 de outubro de 2025, Eberswalde concedeu o 17º Prêmio de Integração do Estado a iniciativas e personalidades de integração de destaque.

Am 19.10.2025 verlieh Eberswalde den 17. Landesintegrationspreis an herausragende Integrationsinitiativen und Persönlichkeiten.
Em 19 de outubro de 2025, Eberswalde concedeu o 17º Prêmio de Integração do Estado a iniciativas e personalidades de integração de destaque.

Eberswalde anuncia os vencedores do Prêmio Integração do Estado 2025!

Em 19 de outubro de 2025, inúmeras partes interessadas se reuniram em Eberswalde para a entrega do 17º Prêmio de Integração do Estado de Brandemburgo. O Ministro do Interior, René Wilke, e a oficial de integração do estado, Diana Gonzalez Olivo, homenagearam pessoas e iniciativas notáveis ​​que estão comprometidas com a integração dos recém-chegados a Brandemburgo. Wilke enfatizou o importante papel que esses premiados desempenham na sociedade e elogiou seus esforços incansáveis.

A noite de homenagens produziu uma seleção impressionante de homenageados. Foram homenageadas quatro iniciativas e personalidades de destaque, todas elas premiadas em dinheiro no valor de 6.000 euros cada. Os vencedores do prêmio são:

  • Ukrainischer Verein OPORA Eberswalde e.V.
  • Samineh Mohammadtaheri aus Forst
  • Schülertraining SEKIZ e.V. Potsdam
  • Dieter Langwagen aus Cottbus

Os vencedores do prêmio em detalhes

A associação ucraniana OPORA, fundada em maio de 2023, estabeleceu como objetivo ajudar os refugiados ucranianos a chegar a Brandemburgo. Com mais de 350 eventos, a iniciativa oferece inúmeras oportunidades de participação e desenvolvimento pessoal.

A iraniana Samineh Mohammadtaheri fugiu do seu país natal há dez anos e integrou-se rapidamente. Atribui grande importância à coesão social e está envolvida em diversas redes da sociedade civil. Depois de concluir o mestrado em cabeleireiro em 2022, abriu o seu próprio negócio e é por isso considerada um modelo para outros migrantes.

Outro vencedor do prémio que foi homenageado em Eberswalde é a formação de estudantes SEKIZ e.V., que desde 2009 tem ajudado crianças e jovens com experiência de refugiados e de origem migrante a superar desafios escolares. A equipa de mais de 30 estudantes formadores voluntários faz um trabalho valioso para os jovens em Potsdam.

Dieter Langwagen, com mais de 80 anos, pode recordar um longo período de compromisso. Ele atua em Cottbus desde a década de 1970 e ensina alemão para refugiados e estudantes estrangeiros em cafés onde se fala. O seu compromisso incansável com a integração é apreciado por muitos.

Um grande sucesso e perspectivas para 2025

A cerimónia de entrega de prémios deste ano chega a uma conclusão positiva: houve um total de 37 candidaturas ao prémio de integração estatal, o que mostra a elevada motivação e o número de iniciativas em Brandemburgo. Gonzalez Olivo incentivou os participantes a apresentarem também seus projetos para 2025. O seu convite para participar reflete a necessidade contínua de trabalho de integração e convida você a superar obstáculos juntos e a celebrar a diversidade.

Como os relatórios de barnim-aktuell e rbb24 mostra que estes prémios não são apenas um sinal de reconhecimento, mas também um incentivo para novas iniciativas que trabalhem para uma coexistência harmoniosa e uma integração bem sucedida.