Dia de ação Fogo e Chama”: Ilumine museus em Brandemburgo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente o dia de ação “Fogo e Chama pelos nossos Museus” em 25 de outubro de 2025 em Brandenburg an der Havel com uma variedade de atividades e eventos gratuitos.

Erleben Sie den Aktionstag „Feuer und Flamme für unsere Museen“ am 25. Oktober 2025 in Brandenburg an der Havel mit vielfältigen Aktivitäten und kostenlosen Veranstaltungen.
Experimente o dia de ação “Fogo e Chama pelos nossos Museus” em 25 de outubro de 2025 em Brandenburg an der Havel com uma variedade de atividades e eventos gratuitos.

Dia de ação Fogo e Chama”: Ilumine museus em Brandemburgo!

No próximo sábado, 25 de outubro de 2025, será uma experiência especial para a cidade de Brandenburg an der Havel. Sob o lema “Fogo e chama pelos nossos museus” um extenso dia de ação terá lugar a partir das 13h00. às 20h00 no Museu Municipal de Brandenburg an der Havel – Frey House. Os visitantes podem esperar uma programação variada que tem muito a oferecer para jovens e idosos. Alto stadt-brandenburg.de Os destaques da programação são diversos e convidam à redescoberta da cultura museológica.

Um destaque muito especial é a gincana que começa às 14h. entre o Steintorturm e a Casa Frey. Durante o dia, os hóspedes podem dar asas à criatividade no laboratório de luz negra – pintura e maquiagem com foto de lembrança são apenas algumas das opções. Haverá também uma visita guiada à emocionante exposição “There and Away”. Para todos os que gostam de uma experiência mais contemplativa, será oferecida a partir das 17h00 uma sessão de contação de histórias para adultos com acompanhamento musical de Karin Warnken, Zoya Niet e Christof Schreiter. A banda Pötsch & Wolf proporcionará animação musical a partir das 18h.

Ambiente e culinária especiais

A atmosfera especial é complementada pela iluminação do pátio ao entardecer. Bratwursts e bebidas refrescantes fornecidas pela “Altstädter e.V.” garantir o seu bem-estar físico. ser organizado. A entrada é gratuita, inclusive no Steintorturm, que fica aberto até as 17h. Além disso, o Museu Industrial de Brandemburgo organiza o seu próprio programa, que também oferece informações especiais sobre a história da região.

Diversidade da vida judaica

Outro importante

Aspectos da diversidade cultural em Brandemburgo ficarão visíveis a partir de 3 de novembro com a campanha “Caleidoscópio Judaico”. Esta semana temática, que vai até 12 de novembro, inclui 35 eventos que giram em torno da vida e da cultura judaica em Brandemburgo. Liderado pela Secretária de Estado Friederike Haase representação estadual-brandenburg.de salientou a importância de defender o cosmopolitismo, a democracia e a tolerância.

A campanha é acompanhada por diversos formatos como cabaré, música, visitas guiadas e workshops. É dada especial atenção à necessidade de sermos activos contra o anti-semitismo. O Gabinete Antissemitismo de Brandemburgo, que faz parte desta iniciativa, oferece apoio e aconselhamento às pessoas afetadas. Sob a liderança da “Iniciativa Kreuzberg contra o Antissemitismo” (KIgA), é também fornecido um financiamento anual de 200.000 euros para fortalecer ainda mais este importante aspecto da sociedade.

Eventos em detalhes

O museu da cidade participará ativamente do “Caleidoscópio Judaico”. No dia 4 de novembro haverá uma noite de palestras sobre o grupo judeu de lojas de departamentos “M. Conitzer & Söhne”, onde a palestrante Ursula Töller dará informações interessantes sobre a história das lojas de departamentos. No dia 5 de novembro será oferecido um passeio pela memória intitulado “Memory Walk: Capítulo 2 – Família Schwarz”. Este evento centra-se na história da família Schwarz durante a era nazista e começa na Casa Frey, onde os participantes começam às 17h. e viajar por cerca de uma hora.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos a maiores de 14 anos, embora não seja necessária inscrição. Numa altura em que é importante refletir sobre a própria história e celebrar a diversidade cultural, estes eventos oferecem uma excelente oportunidade para envolver ativamente estas questões e trazê-las para a comunidade. Também aqui fica claro: a vida e a cultura judaicas são uma parte indispensável de Brandemburgo.