Lausitz em foco: o Net Zero Valley é uma ilusão ou um sonho do futuro?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cottbus discutirá o "Net Zero Valley" em 16 de junho de 2025: o futuro da região, a transição energética e a colonização industrial em foco.

Cottbus diskutiert am 16.06.2025 über das "Net Zero Valley": Zukunft der Region, Energiewende und Industrieansiedlung im Fokus.
Cottbus discutirá o "Net Zero Valley" em 16 de junho de 2025: o futuro da região, a transição energética e a colonização industrial em foco.

Lausitz em foco: o Net Zero Valley é uma ilusão ou um sonho do futuro?

Em 16 de junho de 2025, Cottbus foi dominada pelo 12º City Talk, organizado pelo Fórum de Cidadãos de Cottbus sob o lema "Net Zero Valley: Lusácia como região modelo - investimento, ilusão, discussão". Moderado por Dirk Flindemann, o evento ofereceu uma plataforma para os desafios e oportunidades da transição energética na região. Markus Negemann, vereador e tesoureiro de Cottbus, apresentou o conceito de “Net Zero Valley”, que visa reduzir a burocracia e atrair novas empresas industriais sem focar principalmente na proteção climática. Um objetivo controverso que suscita esperanças e ceticismo.

Aspectos positivos e negativos foram discutidos de forma animada. Surgiram receios de que a reformulação do panorama industrial pudesse potencialmente aumentar as emissões de CO2 no curto prazo. Estas preocupações baseiam-se no conceito, que se baseia em dois regulamentos da UE: a Lei das Matérias-Primas Críticas e a Lei da Indústria Net Zero. Aqui, são identificadas 19 tecnologias estratégicas nas quais serão investidos milhares de milhões de euros, a fim de contrariar a diminuição da competitividade da Europa e, ao mesmo tempo, encurtar em anos os processos de aprovação.

Planejamento estratégico e desafios

A Cottbus já tratou ativamente de um pedido para o “Net Zero Valley”, que foi apresentado em março passado. O foco está em 11 áreas industriais com mais de 800 hectares na Lusácia, que serão utilizadas para novas tecnologias, como baterias e soluções de armazenamento de energia, bem como redes elétricas inteligentes. Os processos de avaliação ambiental estratégica estão em curso e uma designação oficial está prevista para Outubro. Apesar desses avanços, existem críticas complexas. O engenheiro Lutz Hartig, por exemplo, apresentou uma análise crítica da transição energética na qual questionou a viabilidade do fornecimento de energia neutra para o clima até 2045. O Tribunal de Contas Federal apoia isto com um claro “não”.

Um dos principais desafios continua a ser a dependência da Alemanha dos combustíveis fósseis, que actualmente ainda é de 80 por cento. O declínio na produção garantida de energia eólica e fotovoltaica também é discutido. Atores políticos como o Dr. Negemann estão cientes das dificuldades, mas estão otimistas quanto aos futuros avanços tecnológicos. A discussão é particularmente acalorada sobre o papel da energia nuclear, que Hartig apresenta como a solução mais rentável para a produção de energia. Estas emoções reflectem preocupações mais profundas sobre a segurança energética após a eliminação progressiva do carvão.

O papel da cidadania

Uma preocupação central do evento foi envolver ativamente os cidadãos no discurso. O Fórum dos Cidadãos já está a planear novos debates sobre temas relevantes como a Agenda 2030 e o papel do dinheiro na era digital. Para promover o diálogo e criar uma ampla aceitação dos projetos, será também criada uma comissão de oito membros, composta por representantes das câmaras de indústria e comércio e das câmaras de artesanato. Isto sustenta a legitimidade política do “Net Zero Valley”.

Apesar das dificuldades financeiras e organizacionais existentes, o Dr. Negemann admite que os atrasos fazem parte do processo e sublinha a importância estratégica dos projectos para o futuro da Lusácia. Toda a discussão em torno do “Net Zero Valley” mostra que existe uma enorme oportunidade para a região, mas que também é necessária uma boa mão na implementação.

Para os interessados: A pessoa de contato para “Net Zero Valley” é o Dr. Markus Niggemann. Se você tiver alguma dúvida, pode contatá-lo emnetzerovalley@cottbus.deou por telefone em0355 612 2105ser contatado. Isto significa que a Lusácia não tem apenas um foco geográfico, mas também um ponto de encontro para ideias inovadoras e discussões cruciais sobre o futuro do fornecimento de energia.

Para mais informações sobre o projeto e futuros desenvolvimentos na região, vale a pena dar uma olhada no site oficial do “Net Zero Valley” em netzerovalley.eu e contribuir para o relatório detalhado coolis.de.