Crianças saudáveis ​​em foco: a conferência de saúde de Dahme-Spreewald inspira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Primeira conferência sobre saúde em Dahme-Spreewald discute exercício e saúde de crianças e jovens em 11 de novembro de 2025.

Erste Gesundheitskonferenz in Dahme-Spreewald diskutiert Bewegung und Gesundheit von Kindern und Jugendlichen am 11.11.2025.
Primeira conferência sobre saúde em Dahme-Spreewald discute exercício e saúde de crianças e jovens em 11 de novembro de 2025.

Crianças saudáveis ​​em foco: a conferência de saúde de Dahme-Spreewald inspira!

Em 11 de novembro de 2025, a primeira conferência de saúde no distrito de Dahme-Spreewald aconteceu no campus educacional Funkerberg em Königs Wusterhausen. Sob o lema “Crescer saudável em Dahme-Spreewald – O que move as nossas crianças e jovens?” Reuniram mais de 100 participantes das áreas de saúde, educação, serviço social, ciência, administração e política. Corrente da Baixa Lusácia relata que o Administrador Distrital Sven Herzberger abriu a conferência e enfatizou a responsabilidade partilhada pela saúde das crianças e jovens.

Um tema central foi o preocupante desenvolvimento do movimento entre os jovens do distrito. A coordenadora de saúde, Elisa Florstedt, destacou que muitas crianças e jovens sofrem com a falta de exercício. O Serviço de Saúde da Criança e do Adolescente apresentou dados alarmantes sobre o crescente problema da obesidade. Durante a conferência houve também uma emocionante palestra do Prof. Christian Andrä da Universidade de Ciências Aplicadas ao Esporte e Gestão de Leipzig, que apresentou ideias práticas sobre “aprendizado em movimento”. Foi destacada a necessidade de integrar mais exercício na vida escolar quotidiana.

Fóruns de diálogo e intercâmbio

O evento ofereceu quatro fóruns de diálogo que permitiram intercâmbios sobre abordagens, desafios e colaborações positivas. Tornou-se claro que existem diferentes estruturas de oferta de promoção da saúde no distrito: Embora a parte norte tenha muitas ofertas, as estruturas no sul são escassamente povoadas. Foi dada especial ênfase às crianças em risco de pobreza, nomeadamente através de creches e escolas. Foi demonstrado que o desejo das crianças de praticar exercício diminui à medida que envelhecem e que as atividades desportivas inclusivas têm sido raras até agora.

Outro ponto central foi o compromisso voluntário e a mobilidade das crianças, que são cruciais para a promoção integral da saúde. Com base nos resultados da conferência, serão agora desenvolvidas medidas e objectivos concretos. Olhar para a próxima conferência sobre saúde, que tratará do tema “saúde mental em crianças e jovens”, cria expectativa e mostra que o trabalho continua para melhorar as condições de vida da geração mais jovem.

Exercício e nutrição na escola

Para combater os problemas que envolvem a falta de exercício e a obesidade, é importante que as escolas funcionem como locais de encontro para a prática de exercício. Aliança GKV salienta que as oportunidades de exercício durante os intervalos apoiam o desejo natural das crianças e dos jovens de se movimentarem e fortalecem a sua concentração e o seu sistema cardiovascular. A combinação de exercícios e uma dieta balanceada também pode ajudar a prevenir a obesidade desde cedo.

Nas escolas, há também um menor risco de lesões e de utilização excessiva através da supervisão, o que cria um ambiente seguro no qual as crianças e os jovens podem aprender a movimentar-se de forma correta e adequada. Com as informações e dicas certas, todos podemos desempenhar um pequeno papel na promoção da saúde da próxima geração.