Política nas sombras: mais árvores para Berlim ou apenas promessas vazias?
No dia 3 de outubro de 2025 haverá novos desenvolvimentos na iniciativa “Bauentscheid” para mais árvores em Berlim. Política, proteção ambiental e debates sobre doações.

Política nas sombras: mais árvores para Berlim ou apenas promessas vazias?
Há muita coisa acontecendo em Berlim em torno do tema da conservação da natureza e da ecologização urbana. A iniciativa “Bauentscheid” chega ao público com uma exigência clara: centenas de milhares de novas árvores deverão ser plantadas na capital. Rumores sobre um referendo iminente estão a circular, enquanto a coligação negra-vermelha da CDU e do SPD está a repensar o seu rumo e a tornar-se mais aberta às exigências dos activistas. Os desenvolvimentos atuais indicam que o tema está agitando esta semana e muitas informações novas surgiram. Inforádio relata que um certo Christoph Gröner, empresário imobiliário, também está no centro da discussão. A sua doação de 800.000 euros à CDU de Berlim é tema de conversa e está a ser analisada no tribunal administrativo.
O que está realmente por trás da iniciativa? Os activistas liderados por Heinrich Strößenreuther exigem mesmo um milhão de novas árvores para Berlim. A ideia de iniciar um referendo surgiu depois que Strößenreuther observou os graves problemas de calor em sua área residencial. Mais de 150 voluntários, incluindo personalidades conhecidas como Felix Mühlmann e Jochen Tschepe, apoiam o projecto, que deverá ser implementado até 2040. O objectivo não é apenas aumentar o número de árvores, mas também fazer uma diferença notável através de 1.000 novas “ilhas de arrefecimento” e 100 parques maiores, reduzindo os bairros em pelo menos dois graus. RBB24 relata que atualmente cerca de 6.000 árvores são derrubadas em Berlim todos os anos, enquanto apenas 2.500 novas podem ser plantadas. Isto coloca uma enorme pressão sobre a natureza existente, já que 60% das árvores são classificadas como doentes.
O coração verde de Berlim
As árvores não são apenas uma bela vista, mas também desempenham funções essenciais: melhoram a qualidade do ar, proporcionam sombra e filtram a poeira fina, ao mesmo tempo que proporcionam habitats para inúmeras espécies animais. Berlim tem mais de 430.000 árvores nas ruas, o que a torna uma das cidades mais verdes do mundo. No entanto, nos últimos anos, muitas árvores de rua foram derrubadas e a sua substituição não era financeiramente viável. A perda de qualidade de vida é perceptível e por isso é ainda mais importante que sejam mobilizados fundos para novas plantações. A campanha de cuidado das árvores urbanas é uma forma de enfrentar esse desafio. O custo médio de plantar e cuidar de uma nova árvore ronda os 3.000 euros nos primeiros três anos.
No entanto, brilha um pouco de esperança: se as doações atingirem o valor de 500 euros, o Senado complementará o restante valor com fundos do Estado. Informações sobre datas e locais de plantio podem ser encontradas no site oficial. O apoio da população é essencial para que Berlim continue verde no futuro e a qualidade de vida aumente.